Radiodifusor pede a entrada de novos players no mercado

Em debate sobre o modelo de negócios da TV digital, durante o VI Fórum Brasil de Programação e Produção, Adilson Pontes Malta, da TV Vanguarda, fez duras críticas ao modelos existente hoje para exploração de serviços de radiodifusão. Segundo ele, descobrir quem vai pagar a conta da transição da TV analógica para digital é apenas um dos problemas a serem enfrentados. Pontes Malta diz que os custos de programação da Globo só são compatíveis com os mais de 80% da verba publicitária abocanhada pela rede. "Seria inviável esse modelo se as verbas fossem proporcionais aos seus 50% de audiência", afirmou. O executivo criticou as outras redes, desacreditando suas fontes de receitas ou seus reais interesses em investir pesadamente em televisão. "A TV digital não deveria sofrer os mesmos problemas enfrentados pela TV analógica", afirmou. "Ceder quatro canais ou um canal HD para as redes atuais só trará os mesmos problemas, é fundamental abrir o mercado para novos players", defendeu.

Bonificações

Malta também criticou duramente o modelo atual de exploração comercial da TV brasileira. "Vamos ser francos. O problema de comercialização da TV aberta é sério e não deve ser reproduzido na TV digital. Esse modelo em que se vende todos os eventos no começo do ano é cômodo, as comissões e bonificações são rapidamente embolsadas e nada diferente acontece. Isso tem que mudar", disse o executivo, para quem a busca de um modelo de televisão regionalizado e menos centrado nas grandes redes nacionais é também prioridade.

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