A "Formação Spcine Convida" estreia nesta terça–feira, dia 1º de junho, às 17h, com a aula inaugural de Jorge Bodanzky, cineasta com uma trajetória de mais de 50 anos dedicados ao cinema documental. A série de masterclasses abertas serão realizadas sempre em parceria com instituições parceiras – a primeira será com o apoio da Ecofalante.
Nesta masterclass, o cineasta que iniciou a sua carreira como fotógrafo irá privilegiar a questão ambiental de seus filmes, exibindo e comentando trechos de alguns de seus documentários mais significativos.
Sua obra mais recente é a série documental "Transamazônica: Uma Estrada Para o Passado", codirigida com Fabiano Maciel e coproduzida entre HBO e Ocean Films. Elogiada pela crítica, a produção percorre a rodovia BR-230, que foi iniciada durante a ditadura civil-militar (1964-1985) e nunca foi finalizada.
Os interessados em participar da masterclass ainda podem se inscrever online. A aula será via Zoom.
As próximas masterclasses estão previstas para 1º de julho (In-Edit), 13 de julho (Ciranda de Filmes), 20 de julho (É Tudo Verdade) e 27 de julho (Entretodos). Todas as transmissões serão realizadas no canal do YouTube da Spcine.