Aprosom divulga padrões para evitar desconforto na entrada do break

 A Associação Brasileira das Produtoras de Fonogramas Publicitários (APROSOM) divulgou os procedimentos e padrões necessários às produções audiovisuais publicitárias para que seja controlado o “loudness”, eliminando assim o desconforto causado pelo aumento do nível de áudio nas entradas dos intervalos comerciais ou entre um filme publicitário e outro durante os breaks na televisão aberta e por assinatura.

As medidas têm como objetivo adequar os comerciais á nova regra que entrou em vigor e estabelece o controle do áudio entre as programações e os intervalos comerciais das emissoras de televisão que operam no sistema digital. A partir desta quarta-feira, 31, a Globo passará a aplicá-las a suas transmissões e a de suas afiliadas. Esses padrões de áudio foram determinados pela Lei 10222/2001, Portaria 353/2012 e Lei 12810/2013 Art.18. As demais emissoras do país ainda devem se manifestar sobre a alteração.

Na avaliação da APROSOM, entre as iniciativas necessárias para o cumprimento da medida estabelecem-se duas categorias de áudio, semelhantes às disponíveis para imagem. A primeira, denominada Áudio Off-Line, é válida para situações em que não há garantias de que o áudio atinja os parâmetros técnicos requisitados. A outra, intitulada Áudio On-Line, será usada para os trabalhos onde os parâmetros técnicos estabelecidos serão garantidos pelas produtoras de som.

Ainda de acordo com associação, além das produtoras de áudio, recomenda-se que as agências, como responsáveis maiores pelo desenvolvimento das peças publicitárias, criem mecanismos para se certificarem do cumprimento dos novos padrões técnicos estabelecidos.

Em casos de Áudio Off-Line, torna-se necessário à agência emitir pedido formal à produtora de som para a finalização do trabalho em status On-Line.

As principais recomendações técnicas da APROSOM são:

FORMATO DE ARQUIVO PARA ÁUDIO PUBLICITÁRIO

É recomendada para o Áudio Publicitário a utilização universal dos formatos de arquivo e a nomenclatura especificada abaixo:

Formato de Arquivo:

  • WAVE File Format – (wav);
  • Frequência de Amostragem (Sample Rate) de 48 KHz;
  • Resolução (Bit Depth) de 16 Bits*

* Embora tenham sido observados em algumas Guias de Pedido de Mídia a solicitação do áudio com resolução de 24 Bits, a APROSOM entendeu que, neste momento de transição, para evitar o risco de “truncagem” do arquivo ao longo da cadeia de transmissão, devam ser utilizados somente os arquivos com resolução em 16 Bits.

NOMENCLATURA RECOMENDADA PARA ARQUIVO DE ÁUDIO PUBLICITÁRIO

Para arquivos de Áudio Publicitário OFF-LINE:

OF_yymmdd_identificação_SS.wav

Exemplo: OF_130704_filme_novo_30.wav

Onde: OF – Áudio OFF-LINE

yymmdd – Ano, Mês e Dia, em seis digitos,

Identificação – Identificação da peça publicitária

SS – Duração da peça publicitária em segundos.

Para arquivos de Áudio Publicitário ON-LINE:

ON_yymmdd_LU_identificação_SS.wav

Exemplo: ON_130704_23_filme_novo_30.wav

Onde: ON – Áudio ON-LINE

yymmdd – Ano, Mês e Dia, em seis digitos,

LU – o Programme Loudness da peça publicitária.

Identificação – Identificação da peça publicitária

SS – Duração da peça publicitária em segundos.

FORMATO DO CONTEÚDO DO ARQUIVO ON-LINE DE ÁUDIO PUBLICITÁRIO

Além da nomenclatura acima, o CONTEÚDO do arquivo ON-LINE deverá contemplar, na ordem:

  1. 15 segundos de sinal de áudio de 1 KHz a -20 dBFS;
  2. 9 segundos de silêncio (2s black, 5s para Claquete, 2s black);
  3. O áudio da peça publicitária;
  4. 5 segundos de silêncio.

Exemplo: para uma peça publicitária de 30s, o tempo total do arquivo deverá ser de 59s; para uma peça publicitária de 60s, o tempo total do arquivo será de 89s.

Este conteúdo poderá variar, conforme pedidos específicos feitos por diferentes veículos ou emissôras de TV.

PARÂMETROS USADOS PARA A MEDIÇÃO DE LOUDNESS

O nível do programa de áudio das peças publicitárias deverá ser ajustado usando-se medidores de Loudness em conformidade com a recomendação técnica EBU R-128-2011 (tech.ebu.ch/docs/r/r128.pdf, www.r128audio.com); estes são os principais parâmetros utilizados:

Programme Loudness

Loudness Range – LRA

True Peak Max

Abaixo, como exemplo, os valores para estes parâmetros:

  • Loudness Médio (Programme Loudness) deve ser ajustado em -23 LUFS, com tolerância de 0 LU para cima e 1 LU para baixo.
  • A Faixa de Loudness (Loudness Range – LRA) deve ser limitada a 8 LU máximo.
  • O pico real máximo (True Peak Max) deve ser limitado a, no máximo, -3 dBTP.
  • O nível do tom de áudio de 1 KHz no Colorbar que antecede a Claquete de ser de -20dBFS nos canais de áudio .

Estão à disposição no mercado vários medidores de Loudness, tanto em hardware quanto em software, como “plug-in” para os principais sortwares de edição de imagem e edição de áudio ou ainda “stand-alone” para plataformas Mac ou PC.

Em principio, qualquer medidor que se adeque à recomendação EBU R-128- 2011 poderá ser utilizado.

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