Intervozes e Repórteres Sem Fronteiras lançam versão brasileira do Media Ownership Monitor

O Coletivo Intervozes e o Repórteres Sem Fronteiras lançaram nesta terça, 31, o Monitoramento da Propriedade da Mídia no Brasil (Media Ownership Monitor/Brasil). O estudo faz um mapeamento dos veículos de maior audiência – que têm maior potencial de influenciar a opinião pública – e os grupos que os controlam.

O monitoramento ainda aponta o que as duas entidades ligadas à democratização das comunicações consideram risco ao pluralismo e à independência da mídia, através de indicadores. Entre os riscos apontados estão a concentração da audiência, a concentração da propriedade e a existência ou não de controles externos. Traz ainda um indicador da transparência, apontando que o risco ao pluralismo se torna ainda maior quando não fica claro para a audiência quem tem controle sobre cada veículo.

De acordo com o monitoramento, no Brasil o resultado indica "alerta vermelho", uma vez que o sistema de mídia mostra alta concentração de audiência e de propriedade, alta concentração geográfica, falta de transparência, além de interferências econômicas, políticas e religiosas.

Para o monitoramento, foram analisados 50 veículos em quatro segmentos (TV, rádio, mídia impressa e online), que pertencem a 26 grupos de comunicação. Os resultados estão disponibilizados em forma de banco de dados e indicadores, além dos temas em destaque.

O Monitoramento da Propriedade da Mídia no Brasil está disponível em português e inglês na web.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui