Curta comemora cinco anos com R$ 65 milhões investidos em conteúdos originais

Em novembro, o Canal Curta completa cinco anos na TV paga. O canal atingiu a marca da exibição de mais 400 documentários brasileiros e 90 internacionais.

Agora entrando em nova fase, já em HD (alta definição), o canal passa a exibir maior volume de conteúdos brasileiros inéditos e exclusivos. São o resultado de projetos selecionados para pré-licenciamento, por sua equipe de curadoria, que já receberam financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), num total de R$65 milhões. Essa produção está distribuída em 63 telefilmes e 639 episódios de 54 séries exclusivas, que tratam dos eixos temáticos abordados pelo canal: Música, Artes, Metacinema, Pensamento, História, Política e Sociedade.

A audiência do canal, hoje estimada em 1,5 milhão de espectadores frequentes.

O investimento nas produções originais e inéditas levou o Curta para além da TV. Em 2017, o canal marcou presença nos principais festivais de cinema do país, com 13 produções originais. Na 19ª edição do Festival do Rio, foram sete longas-metragens, dentre eles "Piripkura", eleito o melhor documentário de longa-metragem da Première Brasil, e "Karingana – Licença pra contar", que registra o encontro da cantora brasileira Maria Bethânia com a escritor angolano José Eduardo Agualusa e os moçambicanos Mia Couto e Mingas.

Já na 41ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, foram três longas-metragens originais do Curta selecionados, com destaque para "Tudo é Projeto", das diretoras Joana Mendes da Rocha e Patricia Rubano sobre o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, e "Paulo Autran: O senhor dos palcos", documentário de Marco Abujamra sobre o considerado "maior ator brasileiro".

E mirando no futuro, as estreias de conteúdos originais do Curta financiados via Fundo Setorial do Audiovisual garantirão novas produções. Dentre esses novos títulos em produção, estão cinebiografias musicais de nomes que marcaram a música nacional, como Gilberto Gil, Alceu Valença, Arnaldo Antunes, Marina Lima, Candeia, entre outros.

Outra forma de o Curta trazer conteúdo cultural para seus espectadores são as parcerias com instituições de prestígio no país. Alguns exemplos são o Masp, MAM, Biblioteca Nacional, Circo Voador, Casa do Saber, Teatro Poeira, Revista Cult, Cinema Estação, entre outros.

No ar desde 2012, o Curta é um canal brasileiro de espaço qualificado, "cabeq". Desde agosto, sua programação está disponível em full HD, acessível por 90% da base das operadoras Net e Claro TV, no display 556.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui