ESTREIA
14/02/2019, 23:02

Futura estreia "Guerreiros da Floresta", série da Santa Rita Filmes sobre a luta de lideranças indígenas

Na próxima quarta-feira, 20 de fevereiro, às 22h30, o Futura estreia "Guerreiros da Floresta", série que fala da luta pela defesa da sustentabilidade da Amazônia e preservação da cultura dos índios de três das maiores lideranças indígenas do Brasil: Davi Kopenawa, Almir Surí e Ninawa Inu Huni Kuin. A produção é da Santa Rita Filmes com argumento original de Andrea Pilar Marranquiel.

"Ficamos envolvidos com essa história entre os anos de 2014 e 2017 só trabalhando com articulações e pesquisas. Nós abraçamos a causa, ela é contagiante. Foi só em 2016 que o projeto chegou ao Futura e seguimos juntos no trabalho. Para nós, foi uma experiência totalmente nova, já que vínhamos de projetos de outros segmentos e formatos.", contou Marcelo Braga, produtor da Santa Rita Filmes, lançamento à imprensa nesta quinta-feira, 14, em São Paulo.

A chegada do projeto ao Futura citada por Braga aconteceu quando o canal abriu, em iniciativa inédita, um edital para projetos relacionados à sustentabilidade e educação ambiental. "Recebemos cerca de 400 propostas e, dessas, seguimos adiante com dez. 'Guerreiros da Floresta' é a primeira e tem tudo a ver com o canal. Nossa missão é dar outras perspectivas de histórias reais, seguindo o lema de 'não deixar ninguém para trás'. Queremos amplificar vozes e gerar empatia. E é isso que a série faz.", explica a gerente de conteúdo do Canal Futura, Debora Garcia.

Ao longo de 13 episódios de 26 minutos cada, "Guerreiros da Floresta" acompanha o dia a dia das lideranças indígenas que vivem nos estados de Roraima, Rondônia e Acre – todos na região amazônica do país. Esses índios sofrem constantes ameaças de morte e precisam lidar diariamente com questões relacionadas ao desmatamento da área e a invasão de suas terras, enquanto, de forma até contraditória, têm suas causas reconhecidas internacionalmente pela ONU. O programa se aprofunda nos costumes de cada uma das etnias, abordando suas semelhanças e diferenças, além do estilo de vida das mesmas e os principais desafios enfrentados por elas. Peculiaridades culturais, como o grau de envolvimento com a tecnologia, seus rituais e crenças, como lidam com problemas de saúde e seus processos de educação também estão entre os temas que a atração investiga.

Para gravar "Guerreiros da Floresta", a produção ficou imersa na cultura desses povos durante três meses. "A ideia era criar uma relação de confiança mútua com as lideranças indígenas. Queríamos que eles fossem os protagonistas, a voz da série. Tudo que é contado no programa representa o que eles pensam, não trabalhamos com roteiros pré-definidos. Eles contam sua história do seu jeito.", define a diretora Andrea Pilar Marranquiel.

Segundo o produtor, Marcelo Braga, já existem tratativas para estreias internacionais de "Guerreiros da Floresta", em países como Suíça, Alemanha e França. No Futura, ela será exibida semanalmente às quartas, às 22h30, com reprises aos sábados, às 17h; às segundas, às 02h30; e às quartas, às 08h. Após a apresentação na TV, o episódio é liberado na sequência no Futura Play.

Assista ao teaser de "Guerreiros da Floresta":

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 1996-2019 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top