PRODUÇÃO
20/03/2019, 22:52

Para Endemol Shine Brasil não existe um gênero mais difícil ou mais fácil

POR MARIANA TOLEDO

De acordo com a edição mais recente da pesquisa anual da K7 Media, "Tracking the Giants: The Top 100 Traveling Formats", o Brasil é um dos países que mais compraram formatos televisivos nos últimos anos. Nesse cenário, destaca-se o trabalho da Endemol Shine Brasil, que faz parte da Endemol Shine Group, maior produtora de conteúdo independente do mundo e que possui em seu catálogo diferentes formatos e serviços de produção de alta qualidade.

Entre os exemplos dos formatos criados e/ou apresentados no país pela empresa, estão "The Four Brasil", formato da israelense Armoza produzido pela equipe da Endemol no Brasil e atualmente no ar na Record; "The Wall", exibido no "Caldeirão do Hulk", na Globo, e coproduzido pela Endemol; "Canta Comigo", talent show musical brasileiro veiculado pela Record com formato e produção da Endemol Shine Brasil; "MasterChef", formato original da Endemol Shine Group, já foi produzido em mais de 50 países e é exibido no Brasil pela Rede Bandeirantes desde 2014, com produção da Endemol Shine Brasil; e "Dancing Brasil", versão brasileira do programa estadunidense "Dancing with the Stars", exibido pela Record TV com apresentação de Xuxa Meneghel. Formato original da BBC Worldwide, a produção da Endemol Shine Brasil realiza toda a logística de ensaios e criação de desafios.

A lista de projetos já desenvolvidos pela Endemol mostra que a empresa trabalha com diferentes nichos de programação, tais como música, dança e gastronomia. Para Nani Freitas, Head Of Production da Endemol Shine Brasil, não existe um gênero mais difícil ou mais fácil, pois cada projeto tem sua peculiaridade e desafios. "Porém, um ponto que pode deixar um projeto mais desafiador que outro é o tempo disponível para a pré-produção. O mercado às vezes precisa de projetos 'para ontem', mas essa urgência de colocar no ar um título não muda o processo de produção e são nesses casos que entra ainda mais o que eu chamo de inteligência estratégica de produção. Precisamos entregar um produto excelente, que mantenha a qualidade e resultados dentro do custo planejado e no tempo que o cliente precisa.", explica. "Normalmente, cada produção da Endemol Shine Brasil se divide nas áreas de produção de base, infraestrutura, logística, casting, elenco, roteiristas, entre outras. O segredo para um bom profissional de produção é a versatilidade e a inteligência estratégica.", detalha.

Acostumada a trazer ao Brasil produções grandiosas e já consagradas lá fora, a Endemol busca constantemente entender o perfil dos espectadores – que muda de emissora para emissora – para entregar um conteúdo assertivo. "Uma ideia, para se transformar em formato, precisa ter elementos consolidados capazes de serem adaptados aos diversos países do mundo. É nesse momento que enxergamos o talento criativo dos profissionais brasileiros. Buscamos entender o perfil do telespectador com o qual o canal quer se relacionar e somamos a isso a essência do formato. Levamos em conta que televisão é identificação. Queremos nos ver representados e este é nosso maior desafio: retratar a diversidade do povo brasileiro em um único formato.", define Eduardo Gaspar, Creative Director da Endemol Shine Brasil. Para ele, o mercado televisivo brasileiro está em constante evolução. "Aos poucos, novos formatos originais do Brasil estão encontrando espaço para se consolidar como grande produto televisivo capaz de competir no mercado internacional. Hoje, alguns canais preferem apostar em formatos já consolidados no exterior porque eles já foram testados e aprovados em outros territórios. Quando importamos um formato, ele já 'traz na bagagem' elementos consolidados. Porém, é da nossa responsabilidade acrescentar o nosso DNA e deixar este programa com a cara do telespectador brasileiro.", acrescenta.

Para este ano, os projetos da Endemol incluem a terceira temporada de "Eisenbahn Mestre Cervejeiro", formato criado e produzido pela Endemol Shine Brasil em parceria com a Heineken, e a sexta temporada de "Master Chef Brasil" para cozinheiros amadores. "O Brasil está se tornando uma referência em grandes produções, seja em realitIies, talents shows e outros segmentos, e acredito que temos muita parte nisso. Nos últimos cinco anos o número de grandes produções aumentou muito na Endemol, e esperamos aumentar ainda mais em 2019.", finaliza João Cardia, Head of Production da Endemol Shine Brasil.

Comentários

1 Comentário

  1. Avatar Maria Elizabeth Grossklauss Campagna disse:

    Eduardo, q alegria vê -lo à frente de projetos tão intensos. Torcendo por vc, sempre, meu querido!

Deixe o seu comentário!

© 1996-2019 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top