Samsung prepara-se para lançar celular "TV ready"

A Samsung planeja lançar no mercado brasileiro um aparelho celular que recebe sinal de TV aberta. Trata-se de um modelo CDMA 1x, padrão de TV UHF-VHF, com duplo display (um menor para as funções de telefone e outro maior para ver as imagens) e capaz de fazer download de aplicativos Brew. Além disto, tem uma antena externa, semelhante às de rádio, para a recepção de sinais de TV. O produto já é comercializado na Coréia, mas ainda não há prazo para o lançamento no mercado brasileiro.
Segundo o gerente de produto da Samsung, André Varga, o ideal é que antes de trazer o novo modelo para o Brasil, a TV digital seja lançada aqui, para que o serviço tenha mais opções e qualidade na telinha. O aparelho está em demonstração na Telexpo, que começou nesta terça, 1º, em São Paulo. A recepção de TV aberta está sendo feita com baixa qualidade de imagem, porque o aparelho não está adaptado aos padrões brasileiros. Segundo o diretor de telecomunicações da Samsung, Oswaldo Mello, o lançamento depende de acordo com as teles, que explorariam o serviço, para justificar o desenvolvimento local. E para isso, o problema ainda é regulatório. A faixa de preço é da ordem de US$ 1 mil.
Esse novo modelo reforça a posição da fabricante de atuar no mercado top de linha, que representa 15% das vendas da empresa ante 5% para a média do mercado. Outro modelo, também comercializado na Coréia, é o B100, que oferece opção de TV com broadcast de mídia satélite/digital. Com tecnologia CDMA 1x EV-DO de terceira geração, tem MP3 player, grava até 4 horas de vídeo no aparelho, fora o cartão de memória. Este terminal não está programado para o Brasil, onde a 3G sequer foi licenciada.
A Samsung anunciou uma série de lançamentos tanto CDMA 1x quanto EV-DO e GPRS, para os próximos dois a três meses, ou terminais que só chegarão ao País em médio prazo, alguns com o conceito de display giratório horizontal, câmera e disco rígido de 1,5 Gb e que até funcionam como controle remoto para aparelhos eletrodomésticos. Esses handsets chegarão gradativamente aqui. Alguns virão como estão, enquanto outros serão modificados devido ao gap entre o lançamento na Coréia e no Brasil.
Com market share de 15% no mercado local, a Samsung faturou US$ 700 milhões no País em 2004, com crescimento de 46% em relação ao ano anterior.

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