Cinco documentários da parceria entre GloboNews e Globo Filmes estreiam nos cinemas no mês de março

A GloboNews e a Globo Filmes se uniram às produtoras independentes para produzir documentários – em março, cinco deles estreiam nos cinemas. São os filmes: "Cartas para um ladrão de livros", "A Imagem da Tolerância", "Pra Ficar na História", "Surf no Alemão" e "Rio do Medo".

Todos fazem parte de um projeto de coprodução no qual o caminho que os filmes percorrem é o lançamento nos cinemas e, depois, a exibição no canal por assinatura aos sábados, às 16h30, com reprises aos domingos, às 13h05.

Na primeira semana do mês estreia "Cartas para um ladrão de livros", que narra a história de Laessio Rodrigues de Oliveira, o maior ladrão de livros raros do país que já teve quatro passagens pelo sistema carcerário. No Globo News, o filme chega dia 4 de agosto.

Na próxima quinta-feira, 8 de março, estreiam de uma vez no cinema dois documentários: "A Imagem da Tolerância" e "Pra Ficar na História". O primeiro, de Joana Mariani e Paula Trabulsi, levanta discussões acerca de tolerância a partir da figura da Nossa Senhora Aparecida. Na televisão, ele estreia no dia seguinte ao dia da Nossa Senhora Aparecida, que é celebrado em 12 de outubro. Já Pra Ficar na História", de Boca Migotto, retrata a história do veterinário Luiz Fitarelli e a utiliza como ponto de partida para debater sobre a importância da preservação da memória de um povo e dos seus costumes.

Em 22 de março, estreia "Surf no Alemão", de Eduardo "BR" Dorneles e Cleber Alves. O documentário gira em torno de Wellington, jovem morador do complexo do alemão que criou um projeto de surfe para as crianças da comunidade.

Por fim, "Rio do Medo", de Ernesto Rodrigues, traça uma investigação para entender como a PM do Rio tornou-se a intituição desmoralizada que é hoje. A estreia desse documentário será em 27/03.

Os responsáveis pelo projeto são os diretores da Globo Filmes, Edson Pimentel, e da GloboNews, Miguel Athayde. A comissão de seleção e curadoria, por sua vez, é de Renée Castelo Branco, da Globo News, e Simone Oliveira, da Globo Filmes. Para este ano, mais de 80 filmes do projeto estão em diferentes fases de produção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui