DTV Play criará ponte entre TV aberta e conteúdo sob demanda

Grandes eventos de interesse popular devem ser usados como vitrines de uso da nova versão do middleware da TV digital brasileira, o DTV Play. A solução, desenvolvida e normatizada pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD), permitirá acessar conteúdos sob demanda, sem sair do ambiente da TV aberta .

De acordo com o coordenador do Módulo Técnico do Fórum SBTVD, Leonardo Chaves, o Carnaval e a Olimpíada, no ano que vem, têm potencial para gerar cases da nova tecnologia.

"No Fórum SBTVD vislumbramos dois caminhos evolutivos. Um deles disruptivo, a TV 3.0. Nessa jornada identificamos ainda oportunidades de trazer tecnologias disponíveis sem deixar legado", conta Chaves. Segundo ele, o novo middleware se encaixa na categoria não disruptiva, ao permitir com que o consumo de mídia de canal de radiodifusão e de streaming se combinem em experiência única. "Hoje, para assistir o conteúdo streaming, saio do ambiente linear e entro em um menu de aplicativos. O novo framework vai fazer com que o consumo streaming seja contextualizado com o linear", explica.

Um exemplo de uso é quando, ao final do episódio de uma série de TV, o consumidor, recebe na tela a oferta de continuar a sequência da trama. Ao clicar no ícone, a transição para o conteúdo via internet será imperceptível. Outro exemplo é a substituição do conteúdo HD over-the-air, por uma versão em 4K, pela Internet, de forma transparente. Além disso, a novidade pode incluir outros recursos de melhor imagem, como HDR, e melhor som através do áudio imersivo. "É possível comutar automaticamente do sinal do ar para o da banda larga. O conteúdo é nativo em 4K", completa.

A planta instalada de receptores continuará recebendo o que recebe hoje, mas, para a experiência nova, precisa estar com o DTV Play.

Publicidade

Além disso, com a TV conectada, o consumidor passa a ser melhor identificado e o produtor pode oferecer o conteúdo mais eficiente. "A personalização será algo muito forte", diz Chaves. "Se pudermos explorar a diferenciação de comerciais. O DTV Play permitirá a mídia programática.", completa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui