AT&T e DirecTV firmam parceria comercial nos EUA

Nesta segunda, dia 2, a AT&T e a DirecTV (controladora da Sky no Brasil) anunciaram um acordo de venda conjunta em um pacote que combina o nome das duas empresas (AT&T/DirecTV) e os serviços de ambas: programação de TV paga da DirecTV e banda larga e telefonia da AT&T, além de descontos em outros produtos, como serviços móveis. O acordo é válido apenas para o mercado norte-americano, onde ambas operam. Futuramente, as empresas esperam combinar os serviços em um nível mais sofisticado, incluindo a integração de partes da rede para que seja possível usar a infraestrutura da AT&T para interagir com a programação da DirecTV.
A AT&T tinha um acordo semelhante com a Dish (concorrente da DirecTV), e também investe na construção de uma rede de fibra-óptica para entrega de serviços de vídeo. Como a rede de fibras é limitada a grandes centros, a opção pelo DTH complementa a cobertura de pacotes combinados, diz a empresa em comunicado oficial.
No Brasil
No Brasil, as três maiores empresas de telecomunicações já têm ou terão (no caso da Oi) operações próprias de DTH. Também já houve acordos de venda conjunta de produtos entre Sky, Oi, Brasil Telecom e Telefônica, mas que perderam força na medida em que as teles optaram por operações próprias.
Especula-se no mercado sobre a possibilidade de que a Sky vir a ser adquirida por alguma das teles, ou se associar a uma delas. Segundo apurou este noticiário, já houve várias sondagens nesse sentido.
Mas há dois problemas para que um negócio deste tipo aconteça. O primeiro é o valor estimado que a Sky, com 1, 8 milhão de clientes no Brasil, teria. Comenta-se que nas discussões teria sido colocado um valor próximo ao que alcançou a Brasil Telecom quando foi vendida para a Oi, o que inviabilizaria qualquer entendimento de compra e venda. Outro problema é que nem o grupo Liberty Media (controlador da Sky) nem o grupo Globo (minoritário na operação de DTH brasileira) teriam urgência ou necessidade de se desfazer do negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui