Alianza anuncia nova liderança e reforça seu combate à pirataria audiovisual na América Latina

Jorge Bacaloni, novo presidente da Alianza (Foto: Divulgação)

A Aliança Contra a Pirataria de Televisão Paga (Alianza) nomeou Jorge A. Bacaloni, Gerente Regional Antipirataria da Vrio Corp, seu novo presidente para o período de 2023. O executivo assume o cargo com o desafio de liderar estratégias conjuntas da indústria para combater o problema, que tem crescido exponencialmente nos últimos anos.

Bacaloni lidera o combate à pirataria audiovisual da Vrio Corp, empresa formada pela DIRECTV Latin America, a SKY Brasil e a plataforma de streaming DGO. É advogado, formado pela Universidade de Buenos Aires e especializado em questões de propriedade intelectual e antipirataria, com mais de uma década de experiência em grandes empresas internacionais.

Cenário 

Estudos realizados pela Ipsos – empresa multinacional de pesquisa e consultoria de mercado – a pedido da Alianza, com base em pesquisas na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e México, relataram um salto nos últimos anos na oferta e no consumo de conteúdo ilegal por meio de retransmissão, com forte impulso durante o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19.

O problema ultrapassa fronteiras de gênero, idade e nível socioeconômico, e coloca em risco as informações dos usuários, como dados pessoais e familiares. De acordo com estudos de mercado realizados pela IPSOS, a maioria dos usuários são vítimas por desconhecerem a origem ilegal de uma plataforma pirata: dois em cada dez acreditam que as plataformas piratas são legais e três em cada dez não sabem.

"Sem dúvida, a pirataria é um grande desafio. Combatê-la exige articulação público-privada e alocação de recursos humanos, tecnológicos e econômicos. Devemos unir esforços porque esse problema desestimula o investimento e, sem investimento, não há desenvolvimento econômico possível. Em uma região como a América Latina, é fundamental que a economia formal cresça, que haja mais empregos e melhores condições de vida para nossos povos", pondera Bacaloni.

O novo presidente sucede Víctor Roldán, Líder Jurídico de Negócios da Warner Media Latin America, e ficará à frente da entidade por um ano. A Alianza é formada por programadores de sinal e conteúdo de TV por assinatura, operadoras de TV por assinatura, empresas de tecnologia e associações do setor e uma diretoria com especialistas de outras empresas.

A Alianza tem como único objetivo combater a pirataria audiovisual em todas as suas formas. Realiza pesquisas e estudos (regionais e específicos de cada país), impulsiona o cumprimento e a aplicação da lei, dá treinamento aos principais atores, promove iniciativas regulatórias e legislativas, sensibiliza a sociedade e une esforços tecnológicos contra dispositivos piratas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui