Rio de Janeiro terá laboratório exclusivo para jovens roteiristas da periferia 

(Foto: Bruno Itan/ Divulgação)

A cidade do Rio de Janeiro receberá um laboratório de desenvolvimento de roteiros direcionado exclusivamente para jovens roteiristas da periferia. O laboratório "Roteiros do Arrabalde: Oficina de Criação Suburbana" selecionará seis projetos de curta-metragem de ficção de roteiristas residentes nas zonas Norte e Oeste ou nas favelas da zona Sul e região central da cidade. 

No laboratório, que ocorrerá em maio, os jovens selecionados terão consultorias com os cineastas Sandra Kogut e Emílio Domingos e ainda com a curadora Flavia Candida. "O grande diferencial do laboratório é o recorte territorial. Ele é específico para um público que enfrenta muito mais dificuldades para se aperfeiçoar e se manter no audiovisual devido a uma exclusão histórica que não podemos mais aceitar", diz Rogerio Cavalcante e Castro, coordenador do laboratório. 

Após as clínicas de consultoria, os jovens apresentarão seus projetos em um pitching para uma banca formada por outros profissionais do audiovisual. Todos os participantes – seis ao todo – serão contemplados com prêmios adaptados ao nível de desenvolvimento em que se encontram seus projetos. "No Roteiros do Arrabalde não haverá um vencedor. Não queremos um clima de competição. Todos ganham pois são artistas que precisam ser incentivados a desenvolver suas histórias", explica Castro. 

As inscrições para o laboratório abrem no dia 18 de fevereiro e poderão ser realizadas por meio do formulário de inscrição, disponível no link da bio do Instagram da produtora Poética Marginal. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail poetica.marginal@gmail.com. O "Roteiros do Arrabalde" é uma realização da produtora Poética Marginal e tem o apoio do Projeto Paradiso, ColabCine, Centro Cultura da Justiça Federal (CCJF), RioFilme e Lei Paulo Gustavo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui