Festival Assim Vivemos seleciona 38 filmes para sua nona edição

A nona edição do "Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência" está confirmada para acontecer nas sedes do Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, de 2 a 14 de outubro; Rio de Janeiro, de 23 de outubro a 4 de novembro; e Brasília, de 12 a 24 de novembro.

Além da exibição de 38 produções, entre curtas, médias e longas-metragens de 20 países, o evento promove ainda quatro debates em cada cidade – toda a programação com entrada franca. Os temas dos filmes passam por amor, esporte, arte entre outros, reunindo histórias e experiências de pessoas com deficiências. A maior parte das produções são do Brasil, Itália, Nova Zelândia, Estados Unidos e Reino Unido.

O "Assim Vivemos" é o primeiro festival de cinema no Brasil a oferecer acessibilidade para pessoas com deficiência visual (audiodescrição em todas as sessões e catálogos em Braille) e para pessoas com deficiência auditiva (legendas inclusivas nos filmes e interpretação em LIBRAS nos debates). A realização é do Centro Cultural do Banco do Brasil, com patrocínio do Banco do Brasil e do Ministério da Cidadania e produção da Cinema Falado Produções. A direção geral é de Graciela Pozzobon.

O festival oferece cinco prêmios do júri e um do público, destinado ao filme escolhido nas três cidades. Os membros do júri são pessoas com deficiência, artistas e profissionais ligados ao tema e, em cada edição, o júri cria novas categorias de prêmios, a fim de destacar as qualidades específicas dos filmes premiados. O troféu foi criado pela artista cega Virginia Vendramini.

Entre os títulos, estão o brasileiro "Meu nome é Daniel", o neozelandês "Celeste", o estadunidense "Vidas Inteligentes", o italiano "O Homem das Árvores" e o britânico "A Ponte entre Nós".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui