Conteúdo e publicidade 3D devem ganhar fôlego com redução dos preços

Jim Chabin, presidente da 3D International Society, apresentou alguns dados de mercado de conteúdos em três dimensões no MipTV, mercado de produção que acontece em Cannes, na França. Chabin acredita que com a perspectiva de redução de preços e aumento da venda de dispositivos com essa funcionalidade, haverá mais fôlego para a produção de conteúdo e publicidade 3D. Segundo o executivo, apenas na China, foram vendidos 6 milhões de TVs com capacidade de exibir conteúdos 3D em 2011; mais de 15 milhões de Nintendos 3D foram vendidos; e há estimativa da venda de 148 milhões de dispositivos móveis com 3D até 2015. Na lista de 31 canais 3D apresentada por Chabin figuravam três canais brasileiros: ESPN, Globo e Rede TV!. Vale destacar que estes canais fazem principalmente experimentos com conteúdo em três dimensões.

Chabin citou um estudo da Cable & Telecommunication Association for Marketing (CTAM) de maio de 2011 em que 57% dos entrevistados, donos de aparelhos de televisão 3D, acreditam que a TV 3D os fazem sentir-se mais próximos da ação, e 48% sentem-se mais próximos das personagens. Os conteúdos favoritos são filmes, esportes, ação, aventura, natureza, animais, Sci-fi e video-game. Outra pesquisa citada pelo executivo foi a da agência de publicidade TBWA, que mostra que as pessoas reagem mais quando vêem algum conteúdo em 3D (60%) do que em 2D (menos de 50%).

Tom Morrod, analista sênior de TV e tecnologia broadcast do instituto de pesquisa IHS Screen Digest, também acredita que com o barateamento dos devices e sofisticação da tecnologia (que uma hora deve dispensar o uso do óculos), o conteúdo televisivo 3D pode chegar mais perto do sucesso do conteúdo tradicional. Estudos do instituto indicam que até o final de 2012, 18,8 milhões de aparelhos Blu-Ray 3D serão vendidos.

Para os serviços de vídeo sob demanda (VOD), a pesquisa mostra que os filmes e documentários serão mais procurados que eventos esportivos. Hoje, os lançamentos 3D são 40% mais procurados que o lançamento HD. Atualmente, há 130 títulos de Blu-Ray disponíveis nos EUA e até o final de 2013, a estimativa é de haverá 150 títulos disponíveis nos principais mercados: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e França.

Realidade de produção

Torsten Hoffman, da distribuidora 3D Content Hub, da Austrália, que conta com cerca de 70 horas de documentários de 25 produtores, diz que esse número de 31 canais não é verdadeiro. “Há dez (canais) adquirindo, sendo três com orçamento significativo”, diz. Além disso, segundo Hoffman, a maioria dos compradores faz acordos de revenue share com os produtores, e ainda não há escala para isso. “Por outro lado, vejo os operadores de cabo e IP olhando para o 3D. Os operadores móveis também devem adquirir conteúdo, com o lançamento de aparelhos com player 3D”, afirma.

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