Disney fecha LucasArts, braço de games da Lucasfilm

Depois de desembolsar 4 bilhões de dólares para adquirir a Lucasfilm em outubro do ano passado, a The Walt Disney Company decidiu fechar a LucasArts, estúdio que produzia os games da série "Star Wars", além de jogos do gênero "adventure" que ganharam fama nos anos 90, como "Indiana Jones", "Day of the Tentacle” e "Sam & Max". Embora as atividades da divisão de games tenham chegado ao fim, a marca LucasArts ainda será empregada pela Disney para o licenciamento de outros jogos.

Em comunicado divulgado hoje, a Disney admitiu que irá demitir o quadro da LucasArts. A equipe contava com cerca de 150 funcionários, segundo o site Kotaku. Com a investida, os jogos "Star Wars: First Assault" e "Star Wars 1313" serão cancelados. Ambos estavam em fase avançada de desenvolvimento.

Em comunicado oficial, a Disney afirmou ter tomado a decisão depois de avaliar sua posição no mercado de jogos. "Decidimos mudar a LucasArts de uma posição de desenvolvimento interno para um modelo de licenciamento, minimizando os riscos da empresa enquanto construímos um portfólio mais amplo de produtos de qualidade da série 'Star Wars'", disse a companhia. "Como resultado desta decisão, tivemos que demitir empregados da nossa organização", completou a Disney.

Criada em 1982 por George Lucas, a LucasArts foi precursora no uso do sistema "Scumm", uma espécie de emulador com suporte para games do tipo "click-and-point", em que o usuário guia as ações dos personagens com o mouse, desenrolando, a partir daí, alternativas para solucionar os quebra-cabeças propostos.

A empresa viveu seu auge na década de 90, com o lançamento de jogos para PCs da franquia "Star Wars" ("Dark Forces" e "Rebel Assault" foram alguns deles), além de outros títulos que também alavancaram as vendas da companhia, como "Full Throttle" e a série "Monkey Island". Na década seguinte, a LucasArts não conseguiu atingir igual sucesso. Projetado para o para o sensor de movimentos Kinect, do Xbox 360, o último lançamento da LucasArts, o “Kinect Star Wars”, recebeu uma saraivada de críticas quando chegou ao mercado no ano passado, lembra o site Kotaku.

(Marcela Ayres, da Exame.com)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui