"Nossa ideia é ressignificar a comunicação nas favelas", diz Marx Rodrigues, CEO do canal +FavelaTV

Projeto desenvolvido pela Sou+Favela em parceria com o G10 Favelas, o +FavelaTV, canal de televisão da periferia, foi lançado oficialmente no último dia 26 de maio. Nos formatos linear e on demand, o conteúdo dirigido especialmente para a audiência das comunidades pode ser acessado em qualquer lugar do mundo com o uso de aparelhos conectados à rede wi-fi.

Empoderamento, identificação e geração de riqueza foram, segundo Marx Rodrigues, CEO da Sou+Favela, as principais motivações para a criação do projeto. "Nossa ideia central, desde o rascunho do projeto, foi ressignificar a comunicação dentro das favelas, e o melhor jeito para isso era transformar um dos meios mais tradicionais de mídia em um canal de valor, trazendo mensagens que agregam para esta audiência. Com o +FavelaTV, nós consolidamos uma ponte entre marcas e periferia, entregando conteúdos construídos especialmente para engajarem a audiência da favela – principalmente pautados na relevância. É uma missão: levar a favela ao mundo, e levar o mundo à favela", afirma Rodrigues em entrevista exclusiva para TELA VIVA. 

Os moradores da comunidade já fazem parte da construção do +FavelaTV, seja na captação de imagem, edição, produção de pautas ou apresentação dos conteúdos. "Todos são bem-vindos para fazer parte do projeto, seja internamente ou para colaborarem ativamente em nossos programas. Hoje, a favela é a própria grade. Ela está nos momentos pontuais, mas também, na rotina. Um grande exemplo disso, observamos em quadros como o 'Favela Music', que entrevista e traz artistas das periferias", pontua. 

O CEO explica que o projeto do +FavelaTV tem a mesma lógica comercial de uma rede de televisão comercial – o que significa que a receita é proveniente de inserções publicitárias, venda de conteúdo e licenciamento. "Além disso, nos tornamos uma produtora de vídeos e filmes privilegiada, afinal temos à nossa disposição a expertise, os equipamentos e a tecnologia, mas também acesso a cenários e atores da favela", acrescenta. 

Programação 

O início da transmissão já conta com programas exclusivos, produzidos no estúdio do canal em Paraisópolis, zona sul de São Paulo. Na grade atual, estão produções voltadas para empreendedorismo, cultura, música, gastronomia, sustentabilidade, bem-estar, esportes e capacitação profissional. 

"A programação foi planejada com base em dois conceitos: enquadrar-se em pautas relevantes para o morador da comunidade e transformar a TV tradicional em uma comunicação mais harmônica com a realidade da periferia", define Rodrigues. "Construímos esse canal com e para as pessoas da comunidade, assim como para quem está fora dela passar a conhecer esse universo – afinal, gera-se um interesse. Então com esse tato, criamos um projeto com a voz, rosto e necessidades da favela – dirigido por uma equipe de produção com expertise e alto conhecimento técnico", completa. 

Entre os destaques, o quadro de Gilson Rodrigues, presidente do G10 Favelas, maior bloco de líderes e empreendedores de impacto social das favelas. Nele, Rodrigues entrevista empresários, celebridades, influenciadores, políticos e artistas, buscando entender como eles agem para contribuir na melhora da vida dos moradores das comunidades. Segundo ele, o programa traz uma reflexão sobre o impacto de ações sociais promovidas por pessoas com papéis sociais mais 'conhecidos'. "O peso de uma pessoa realizando a diferença na sociedade, e uma empresa multinacional, são completamente diferentes. Na favela, somos uma potência, mas precisamos da colaboração de agentes relevantes, para nos integrar à comunidade como um todo", diz o presidente do G10 Favelas.

A programação conta ainda com o "Favela Music", programa de entrevista apresentado por Daniel Carvalho, CEO da produtora musical Favela Music; "Comida de Favela", no qual a apresentadora Monica Faria traz receitas rápidas e fáceis para os moradores das comunidades, ensinando a aproveitar melhor os ingredientes do dia a dia e minimizando o desperdício; "Equilibra Mente", programa de bem-estar apresentado por Luciana Vertullo, onde ela ensina princípios básicos de yoga e como essa prática milenar pode contribuir no dia a dia das pessoas; "Sustenta Habilidade", atração que traz soluções práticas de sustentabilidade, dicas de reutilização, plantio e cultivo de hortaliças e vegetais em casa; e o "Momento Emprega Comunidade", que são pílulas de cinco minutos na programação com dicas de comportamento em entrevistas de emprego, criação de currículos e preparação para o mundo corporativo. 

Equipe 

O +FavelaTV ainda conta com outros três diretores especializados no setor de comunicação, com passagens por algumas das maiores empresas da área. Mauricio Alvarenga, Diretor Geral, reúne mais de 20 anos de experiência no mercado de TV por assinatura e distribuição de conteúdo, com um currículo que engloba a NET Brasil, Turner International, Casas Pernambucanas e ViacomCBS. Com vivências em comum, Milton Neto – Diretor de Novos Negócios – passou por empresas como Turner International, LG Eletronics e Amazon. Na diretoria comercial, Edmundo Gavioli agrega com sua longa carreira em publicidade, que inclui experiências pela FOX Sports, rádio e TV Bandeirantes, Globo e RedeTV!. 

"Ao longo da minha carreira, fiz conexões nos mais variados mercados – e, entre eles, o de comunicação. A ideia de criar um grupo de mídia surgiu há alguns anos, e já vinha sendo colocado em prática, principalmente no formato OOH. Mas com o tempo, me veio a ideia de conectar mídia e favela, o que levou a algumas dessas conexões a se interessarem no projeto. Conseguimos conectar mão de obra qualificada da 'cidade' e da favela, gerando muita conexão, troca de experiências e um rico processo de aprendizado. Se de um lado trouxemos profissionais com vivências de Amazon, Turner e Fox, de outro, temos traquejo da favela – seja na diretoria ou em qualquer outra camada da empresa", analisa o CEO. 

Expectativas de lançamento 

O projeto do +FavelaTV nasceu e se concretizou em menos de seis meses e já conta com anunciantes relevantes, que serão apresentados ao longo do ano. Além disso, a equipe já está rodando campanhas governamentais, e na próxima semana anunciará a entrada de quatro parceiros privados. Ou seja, as expectativas para esse primeiro ano de vida são positivas. 

"Nosso alcance já é global, mas queremos, sobretudo, impactar os 17 milhões de brasileiros moradores de favela. Ao menos 250 antenas estão distribuídas entre as 350 comunidades nas quais a Sou+Favela está presente, permitindo que 2.7 milhões de moradores tenham conexão à internet, o que facilita o acesso ao +FavelaTV", conta Rodrigues. "Entre as expectativas, também apontamos para a meta de construir outros estúdios – além do em funcionamento dentro do pavilhão do G10 Favelas, em Paraisópolis, zona sul de São Paulo. Queremos expandir ao máximo a quantidade de conteúdo, alcance e produções, assim como de contratações e lucratividade – sendo parte revertida em prol de projetos de impacto social, dentro do G10 Favelas. Geramos empregos na favela, fomentamos a cadeia produtiva local, damos visibilidade, exportamos conteúdo e ainda revertemos em mais ações sociais", conclui. 

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