Cajuína Filmes completa um ano e se estabelece como distribuidora de obras nacionais de impacto 

“Saudade Fez Morada Aqui Dentro”, de Haroldo Borges (Foto: Divulgação)

Criada em abril de 2023, a Cajuína Filmes vem se consolidando como uma distribuidora de impacto para a circulação de produções audiovisuais brasileiras. A empresa sediada em Salvador já conta com mais de dez filmes em seu catálogo, incluindo curtas e longas-metragens, vindos da Bahia, Alagoas, Minas Gerais, Maranhão, Pernambuco, Piauí e São Paulo. Leticia Santinon é a fundadora e diretora-executiva da Cajuína. 

Destaques entre os filmes que foram distribuídos pela Cajuína é o título "Saudade Fez Morada Aqui Dentro", de Haroldo Borges, longa baiano celebrado em festivais do Brasil e do exterior e que vem acumulando diversos prêmios, incluindo o Troféu Bandeira Paulista de Melhor Documentário do Júri Oficial da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e o de Melhor Filme do Festival de Artes Audiovisuales de La Plata, na Argentina. Outra produção de impacto em festivais que integra o catálogo da Cajuína é "Samuel e a Luz", de Vinícius Girnys, eleito Melhor Documentário na 47ª Mostra SP e, mais recentemente, premiado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) no 63º Festival de Cinema de Cartagena, na Colômbia.

Ambos os filmes estreiam nos cinemas brasileiros ainda este ano e estão em consonância com a proposta da Cajuína de investir em conteúdos nacionais que ampliam a pluralidade de vozes e de narrativas por meio de uma distribuição de impacto que conquiste novas janelas e novos públicos. 

A distribuidora ainda conta com filmes de diretores reconhecidos no cinema independente, como Ricardo Alves Jr., com o longa inédito "Parque de Diversões", além de Lincoln Péricles (LK) e André Novais de Oliveira em "Roubar um plano", filme que dirigem juntos e que fez sua estreia na Mostra de Tiradentes deste ano. 

A Cajuína também será responsável pela distribuição de "Histórias do Subsolo", de Octavio Lemos, que narra o desastre geológico na cidade de Maceió envolvendo uma das maiores empresas petroquímicas do mundo. Enquanto milhares de famílias abandonam as suas casas e aguardam indenizações, as origens do problema revelam-se muito mais profundas, desencadeando um conflito que mudará para sempre a história da cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui