Segundo nota que circulou para os executivos da TV Globo, e que foi divulgada à imprensa, a jornalista Alice-Maria se aposenta, após 48 anos de casa. Ela chegou à TV Globo em 1966, um ano após a inauguração da emissora, como estagiária. Ao lado de Armando Nogueira, esteve à frente do jornalismo da Globo por 20 anos, tendo desempenhado todas as funções do jornalismo na emissora. Foi a primeira mulher a ocupar um cargo de direção na Central Globo de Jornalismo.
Em 1969, participou diretamente da criação do "Jornal Nacional"; em 1973, assumiu a função de diretora de telejornais da Globo. Em 1996, foi convidada para implantar e dirigir a GloboNews. Em julho de 2009, assumiu a diretoria de desenvolvimento de programas especiais, com a missão de desenvolver novos talentos de jornalismo, contribuir para a manutenção da qualidade nas coberturas de jornalismo e esportes e supervisionar programas com formato jornalístico voltados para a responsabilidade social, grade cidadania, produzidos pela Globo – "Globo Universidade" e "Ação" – assim como os produzidos pela Fundação Roberto Marinho – "Globo Educação", "Globo Ecologia" e "Globo Ciência", transformados agora no "Como Será?".
Mariano Boni, diretor executivo da Central Globo de Jornalismo responderá interinamente pelas funções que Alice-Maria vinha desempenhando.