Anatel adia decisão sobre homologação de WiMax para 2,5 GHz

A Anatel continuará por mais um tempo sem certificar e homologar equipamentos com tecnologia WiMax para uso na faixa de 2,5 GHz. O assunto mais importante da pauta desta quarta-feira, 4, do Conselho Diretor da Anatel teve sua discussão adiada por um pedido de vistas do presidente, embaixador Ronaldo Sardenberg.
A homologação desses equipamentos está suspensa há oito meses por uma ordem informal que partiu do conselho diretor da Anatel. O processo suspenso hoje contém um pedido da área técnica da agência para que, uma vez mantida a determinação, que o comando da Anatel a formalize por meio de um ato jurídico.
A expectativa das empresas afetadas pela medida informal é que a autarquia retome o processo de certificação e homologação uma vez que o processo de revisão da faixa de 2,5 GHz está avançado na agência. Essa mudança regulatória seria o motivo da suspensão da homologação, que tem prejudicado empresas que possuem licenças de MMDS.
Ao não certificar equipamentos de WiMax para a faixa de 2,5 GHz, a Anatel acaba impedindo o uso da tecnologia para a oferta de banda larga nessa faixa de radiofrequência. Para emitir o ato sugerido pela área técnica, a agência terá que justificar formalmente a manutenção da suspensão.
Em entrevista à imprensa nessa terça-feira, 3, o presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, admitiu que a companhia tem tido prejuízos com a falta da homologação. Dono da TVA, o grupo Telefônica chegou a encaminhar uma carta à Anatel afirmando que investimentos estão deixando de ser feitos por conta da falta de perspectiva de exploração de banda larga pela operadora de MMDS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui