Publicidade
Início Newsletter (Pay-TV) History estreia nova série nacional, “Investigadores da História”

History estreia nova série nacional, “Investigadores da História”

No próximo domingo, dia 9 de fevereiro, às 20h40, o History estreia sua nova série nacional, “Investigadores da História”. A produção aborda crimes ocorridos durante a ditadura e é apresentada por integrantes da Comissão Nacional da Verdade (CNV).

Entre os personagens históricos em destaque na nova atração, estão Vladimir Herzog, Juscelino Kubitschek, Carlos Marighella, Stuart Angel e Carlos Lamarca. Já a apresentação fica a cargo dos criminalistas Mauro Yared, especializado em perícia de mortes violentas, e Celso Nenevê, perito em balística e explosivos – ambos são integrantes da CNV.

Ao longo de 13 episódios, a série coloca à prova a experiência e as técnicas de investigação dos especialistas para esclarecer casos que ocorreram no passado. Os apresentadores realizam novos exames, usando em suas investigações a ciência, tecnologia de ponta e a intuição para indagar a verdade dos fatos.

56 COMENTÁRIOS

  1. Esse programa irá esclarecer de formanera clara e objetiva, as dúvidas existentes por parte da população que conheço apenas ase versões do ocorrido.
    Analizados fatos históricos, por meus científicos e sem conotações partidárias.

    • Grande Cleber Peralta, um dos maiores investigadores de crimes violentos que conheci em minha passagem pelos quadros periciais. E, claro, Cleber, nossos dois colegas Celso Nenevê e Mauro Tarde entre os melhores Peritos que já vimos atuar. Confio totalmente no trabalho sério realizado por esses dois, graças à ética que sempre professaram, ao conhecimento que sempre buscaram e à experiência que adquiriram ao longo dos anos.

    • A sugestão,é que ao explicar os fatos no computador, as imagens fossem projetadas em uma tela maior ( telão na parede),iria facilitar o acampamento e bem como a explicação ( significados) das palavras técnicas etc. Sou fã do programa,parabéns!!

  2. Inutilidade total, tipo a Mara do Ossário que passou b=vergonha gastando dinheiro público para confirmar o que já se sabia, que o João Goulart morreu de infarte pelo modo de vida dele.

  3. Como sempre esses canais da tv a cabo, com programação brasileiras, só exibem porcarias comunistas. E o pior de tudo é que nós PAGAMOS caro por uma programação diferenciada da tv aberta, mas quando vamos assistir “documentários” brasileiros, só vemos programas MERDA que só fazem lacrar. Espero do meu fundo do coração que essa PORCARIA LACRADORA chamada de Investigadores da História seja logo retirada da grade de programação do canal The History ou que esse LIXO de canal seja EXTINTO, pois é uma GRANDE BOSTA! Vários conhecidos meus estão deixando a TV a cabo justamente por causa desses LIXOS LACRADORES!!!!! O problema é que nós que temos a tal da TV a cabo, que pagamos caro por esse serviço, ficamos no prejuízo, pois além de pagar temos que aturar essa gente lacradora que tem acesso e cria esse tipo de conteúdo para TV a cabo, um bando de LACRADORES DE ESQUERDA NOJENTOS!!!!!

    • Deixa de ser estúpido, vai estudar, não custa nada e te colocará num nível cognitivo.im pouquinho melhor. Deixa de ser IMBECIL enchendo a boca de “ameaça comunista” em pleno SEC. XXI. Ou vai assistir a record que é mais o teu perfil e déficit cognitivo!

      • Pare de bobagem história e história…e importante ver, ouvir seja lá qual for a versão mesma que não concordemos com ela…serve de parâmetro para balisar nosso pensamento…mente aberta sempre.

    • como você é desinformada. como você lê pouco e fala muito. A série é narrada por dois especialistas em investigação criminal e mostra o acobertamento de assassinatos de pessoas que nem sequer participavam de movimentos políticos, a exemplo do grande educador Anísio Teixeira. Só uma pergunta: você concorda com o acobertamento de assassinatos

  4. Gente como esse Abelardo Silveirinha insiste em enterrar a cabeça na areia. Sim, João Goulart provavelmente morreu de enfarte, mas e todos os outros?

      • Realmente é impressionante a boçalidade das pessoas. Um assina o canal para ver só o que lhe agrada. Outro ataca uma série esclarecedora de situações vividas pela esquerda e pela direita na Ditadura Militar. E alguns radicalizam com “comunistas”!!! Se encontrarem algum mande o e-mail dele que eu quero conhecer…
        É um ódio simplesmente sem sentido. A democracia é assim. Se acha o programa ruim é só não ver. Então veja o Ratinho, o Programa do Huck e tantos outros. Pra que dissecar o ódio. Só vocês serão prejudicados. Faz mal a saúde. Veja um filme romântico. Tem muitos bem legais.

  5. Prezados, ja lhes ocorreram que muitos dessas mortes que os senhores se propõe a investigar, poderiam não terem ocorridas caso o gen.humberto de Alencar Castelo Branco não tivesse morrido?
    De forma que venho lhes solicitar a investigação da morte de Castelo Branco
    Que para mim foi assassinato!!! Att.

  6. Finalmente um documentário que pode ajudar na compreensão dos fatos ocorridos durante a ditadura civil-militar. A maioria da população do nosso país não tem a menor ideia da violência do Estado contra as pessoas que pensavam diferente. Um jogo sujo entre militares, políticos e empresários foi armado para justificar a violência que eliminava os adversários de um regime totalitário e corrupto. Há muitas mentiras por esclarecer.

  7. Péssimo programa. Desde quando peritos fazem entrevistas? Os caras fazem tudo para demonstrar a verdade deles. Isto não é investigação, não é perícia, não é nada científico. Está mais para novela. Ridículo.

  8. Excelente programa e iniciativa.É isso que esperamos dos canais fechados. Pq para assistir sempre as mesmas coisas/opiniões, já temos os canais abertos que falam TODOS exatamente o mesmo, sem espaço para opiniões divergentes. Só o do JK que não fiquei convencido, mas é como o Mauro fala no episódio, devido ao contexto histórico, sempre vai ter quem questione. Quanto aos seguidores de uma certa ideologia reclamarem, sugestão, façam como eu, assistam! Nem que seja para discordar das conclusões da dupla. Não é crime discordar, nem pensar diferente. Justo o que não concordei foi o que assisti 2x!rsrs Agora, se quem tá reclamando tem alguma relação com os crimes, ai não tem jeito, “nem Jesus agradou a todos”.Desejo sucesso a dupla de investigadores e ao canal.

    • E o Lamarca que não precisava ser morto? Hahahahaha……
      Esquerdistas são seres descolados da realidade. Vivem num mundo paralelo onde acham que o Socialismo deu certo em o todo Planeta. IDOLATRAM bandidos, ADORAM malandros e corruptos, são APAIXONADOS por ditadores sanguinários e procuram incessantemente uma mamata para se darem bem.

  9. Verdade, apresentadores devem ter sido de alguma célula comunista na época, programa tendencioso, não assistam, nojo, history me decepcionou…

  10. Porcaria de Série não assistam. O History deu voz a esses esquerdistas que devem ser parceiros dos corrutos que a pouco dilapidaram nosso País. O canal me desapontou!

  11. Prezados. Muito bom o seu programa, especialmente para quem, na época do regime militar, era forçado a ouvir o “eu te amo, meu Brasil, eu te amo”. No programa de ontem, 12/04/20, sobre a morte do rapaz lá no Rio de Janeiro, fiquei curioso com um detalhe na foto dele morto e que vocês não comentaram. O REVÓLVER AO LADO DO CORPO. Era do rapaz ou foi ali colocado pra alegarem, como se alega até nos dias de hoje, que foram “recebidos à bala”?
    Não sei de é ou será possível, mas gostaria muito de ver um programa a respeito do menino Carlinhos, o Carlos Ramirez.
    Forte abraço.

  12. Guerra é guerra!
    É um absurdo esse programa mostrar apenas um lado da história, ou seja, o lado dos comunistas. Mostrem também as mortes de inocentes em assaltos a banco por terroristas, agentes do Estado e da lei que tombaram defendendo a liberdade que vcs hoje estão desfrutando, a morte covarde dos próprios terroristas pelos infames “justiçamentos” e por ai vai.
    Tenham coragem de ouvir a outra parte e parem de sensacionalismo barato. Vcs são lixos órfãos de uma tentativa fracassada de tomada de poder por um bando de terroristas úteis.

  13. JA TIVE OPORTUNIDADE DE VER DOIS EPISÓDIOS OS OUTROS NÃO VI PEÇO QUE DISPONIBILIZEM TODOS OS 13 NO YOU TUBE GOSTEI MUITO EXCELENTE PARABÉNS É PARA SERES HUMANOS INTELIGENTES INTERESSADOS EM HISTORIA

  14. Excelente documentário. Gostaria de rever todos os episódios já procurei em várias plataformas como History play e não encontrei. Como faço?

  15. Mais um programa patrocinado pelos esquerdopatas brasileiros com apoio de estrangeiros. Estes caras pintam os subversivos brasileiros como se fossem heróis e os militares são sempre os vilões. Eles não investigam os crimes da esquerda como os assassinatos, os sequestros e os roubos a banco. Porque não investigam os militares que morreram combatendo esta corja de esquerda que queriam implantar o comunismo no Brasil, a serviço da URSS e China? Péssimo programa, presta um grande desserviço para o Brasil.

  16. Investigadores da história” gostaria muito que investigassem a morte do soldado Mário Kozel Filho assassinado por Dilma Rousseff ditadura do Brasil seria possível ?existem outros mas como Mário foi assassinado por uma ex presidente seria muito bacana vocês fazer o programa respeito disso .
    Aguardo ansioso a resposta

  17. Pode ser de outros centenas mais o Mario é o símbolo da mente curta da imprensa Marron 12/11/64 – Paulo Macena,  Vigia – RJ
    27/03/65- Carlos Argemiro Camargo, Sargento do Exército – Paraná
    25/07/66 – Edson Régis de Carvalho, Jornalista – PE
    25/07/66 – Nelson Gomes Fernandes, almirante – PE
    28/09/66 – Raimundo de Carvalho Andrade – Cabo da PM, GO
    24/11/67 – José Gonçalves Conceição (Zé Dico) – fazendeiro – SP
    15/12/67 – Osíris Motta Marcondes,  bancário – SP
    10/01/68 – Agostinho Ferreira Lima – Marinha Mercante – Rio Negro/AM
    31/05/68 – Ailton de Oliveira,  guarda Penitenciário – RJ

  18. Kozel Filho – Soldado do Exército – SP
    No dia 26/06/68, Kozel atua como sentinela do Quartel General do II Exército. Às 4h30, um tiro é disparado por um outro soldado contra uma camioneta que, desgovernada, tenta penetrar no quartel. Seu motorista saltara dela em movimento, após acelerá-la e direcioná-la para o portão do QG. O soldado Rufino, também sentinela, dispara 6 tiros contra o mesmo veículo, que, finalmente, bate na parede externa do quartel. Kozel sai do seu posto e corre em direção ao carro para ver se havia alguém no seu interior. Havia uma carga com 50 quilos de dinamite, que, segundos depois, explode. O corpo de Kozel é dilacerado. Os soldados João Fernandes, Luiz Roberto Julião e Edson Roberto Rufino ficam muito feridos. É mais um ato terrorista da organização chefiada por Lamarca, a VPR. Participaram do crime os terroristas Diógenes José de Carvalho Oliveira, Waldir Carlos Sarapu, Wilson Egídio Fava, Onofre Pinto, Edmundo Coleen Leite, José Araújo Nóbrega, Oswaldo Antônio dos Santos, Dulce de Souza Maia, Renata Ferraz Guerra Andrade e José Ronaldo Tavares de Lima e Silva. Ah, sim: a família de Lamarca recebeu indenização. De Kozel, quase ninguém mais se lembra.

  19. “INVESTIGADORES DA “HISTORIA”
    Adoraria ver também sobre o capitão Charles Rodney Chandler
    Pode ser ?

    12/10/68 – Charles Rodney Chandler – Cap. do Exército dos Estados Unidos – SP
    Herói na guerra com o Vietnã, veio ao Brasil para fazer o Curso de Sociologia e Política, na Fundação Álvares Penteado, em São Paulo/SP. No início de outubro de 68, um “Tribunal Revolucionário”, composto pelos dirigentes da VPR (Vanguarda Popular Revolucionária), Onofre Pinto (Augusto, Ribeiro, Ari), João Carlos Kfouri Quartin de Morais (Maneco) e Ladislas Dowbor (Jamil), condenou o capitão Chandler à morte, porque ele “seria um agente da CIA”. Os levantamentos da rotina de vida do capitão foram realizados por Dulce de Souza Maia (Judite). Quando retirava seu carro das garagem para seguir para a Faculdade, Chandler foi assassinado com 14 tiros de metralhadora e vários tiros de revólver,  na frente da sua mulher, Joan,  e de seus 3 filhos. O grupo de execução era constituído pelos terroristas Pedro Lobo de Oliveira (Getúlio), Diógenes José de Carvalho Oliveira (Luis, Leonardo, Pedro) e Marco Antônio Bráz de Carvalho (Marquito).

  20. É tão contraditória e comunista esse programa que fala em 10 segundos que o “inocentezinho”” aí com uma arma ao lado havia feito um curso de guerreiro!! aprender como usar fuzil explosivos tudo em Cuba!
    E No “resto” inteiro do “DOCUMENTA” o tratam como uma vítima??? E AS suas vítimas? democracia a força na base do fusível Granada e da bomba?? mais um programa ridículo com a intenção de tornar bandidos em heróis!!
    só que agora sabemos do que realmente aconteceu tudo que hna época.Informaçoe estão ai

  21. Parabéns por suas palavras muitos aqui sequer lembraram das dezenas de mortes do lado dos militares ou até mesmo civis foram assassinados por esses bandidos travestidos de terroristas

  22. Muito interessante e não vejo, em nenhum aspecto, características tendenciosas. Todo voltado sob aspectos técnicos. Revive fatos históricos de grande importância.

  23. Alguns que criticam o documentário não tem ideia do que foi a opressão e vem falar de partidarismo de esquerda quando todo o mundo desfruta dos direitos constitucionais!

  24. Sou perito criminal aposentado e atuei nas duas seções dos peritos acima citados e creio que , o Celso Nenevê com sua experiência na Seção de Balística Forense do IC da Polícia Civil do Distrito Federal , a exemplo Testes em Caixas Balísticas para a elaboração de Residuogramas , Disparos com armas de fogo de canos curtos , médios e longos em piscina , para a obtenção de padrões de projéteis de armas incriminadas ; para a realização de confrontos balísticos , que visa identificar a arma incriminada , dentre outras atividades afins . Já o “expert “ Mauro Yared , com sua larga experiência na Seção dos Crimes Contra a Pessoa , do mencionado Instituto
    analisará a começar pelo posicionamento do cadáver , se decúbitos dorsal ou ventral , se de flancos direito ou esquerdo , seguido da caracterização das lesões , se cortantes , perfurocortantes , dilacerante contundentes , perfuro – contundentes , algumas dessas do tipo Hydra – Shock , estas necessitando da análise do laudo necroscópico , tarefa dos médicos legistas . A análise das lesões tipicará o tipo de instrumento utilizado . Com estes elementos eles poderão ter uma conclusão . Mas , há uma limitação , uma vez que tratam – de análises de provas materiais antigas , não presentes . Requer muita cautela nas conclusões .

  25. Ridículo, o nome deste programa deveria chamar investigadores da ditadura,o sobrevivente da operação Pajuçara dizendo que ele tinha um revólverzinho e deu um todinho na direção da polícia. Kkkk ridículo.

  26. Totalmente tendencioso,eu só consigo fazer uma coisa mudar de canal.programa totalmente de ideologia canhota,vitimizando Lamarca ,Maringuella entre outros comunistas e terroristas….Porque não investiguem o outro lado por exemplo 27/03/65- Carlos Argemiro Camargo, Sargento do Exército – Paraná
    25/07/66 – Edson Régis de Carvalho, Jornalista – PE
    25/07/66 – Nelson Gomes Fernandes, almirante – PE
    28/09/66 – Raimundo de Carvalho Andrade – Cabo da PM, GO
    24/11/67 – José Gonçalves Conceição (Zé Dico) – fazendeiro – SP
    15/12/67 – Osíris Motta Marcondes, bancário – SP
    10/01/68 – Agostinho Ferreira Lima – Marinha Mercante – Rio Negro/AM
    31/05/68 – Ailton de Oliveira, guarda Penitenciário – RJ,sem citar os dias atuais ,Celso Daniel ,a queda do avião do Teori Zavazki e Eduardo campos..

  27. Osmar Elias de Oliveira – advogado e sargento reformado do Exército Brasileiro.
    Caríssimos,boa tarde! Assisti, desde um dos primeiros programas, o documentário “Os investigadores da História”. Fato interessante ocorreu comigo quando, na época do Capitão Carlos Lamarca eu vivia na Amazônia e servia no 5º BEC – Quinto Batalhão de Engenharia de Construção, sito em Porto Velho – Rondônia. O meu trabalho era nas estradas, ora construindo, ora fazendo manutenção nas rodovias. Diversos episódios vivi durante o Governo dos Generais. Numa das oportunidades, estávamos acampados na região conhecida por Parecis, muito além de Nobres-MT. Eu chefiava uma equipe de Revestimento primário e no local do acampamento existia um posto de fiscalização do EB, onde eram responsáveis dois militares Cabos do Exército. Numa determinada tarde, ao escurecer, fui até a pequenina casa de um só cômodo do controle fiscal conversar com meus colegas e tomar um “martelinho” antes do banho e do jantar. Estávamos em cinco militares, eu que era chamado de Cabo Osmar, o cabo Valdir Canabarro, o cabo Domicio e um outro cujo nome escapa-me à memória, dentro da casa, quando parou um carro defronte o posto fiscal. Eu estava lendo, ou melhor, folheando uma revista que se encontrava sobre a mesinha de centro, justamente lia uma reportagem sobre a fuga de Lamarca. Parecia que a revista era “Manchete” ou “Cruzeiro” e nesta constava uma foto grande de Carlos Lamarca. O carro parou defronte o posto e um senhor veio até a porta passando sobre uma ponte de madeira que dava acesso e na porta ele parou(sem entrar), cumprimentou-nos, olhou para a mesa e disse: “vejo que voces leem esta reportagem sobre o capitão Lamarca; eu tenho uma prima no Rio que é médica cirurgiã plástica e ela fez uma cirurgia no Capitão Lamarca e ninguém poderá reconhecê-lo, tão mudado ficou! Nisso apresentou seus documentos ao Cb Domício que os repassou ao seu colega – aquele que não lembro o nome e este devolveu. Enquanto isso, o viajante disse que ia seguir viagem, deu “boa noite a todos”, saiu naturalmente e seguiu sua viagem. Depois que ele partiu, o Cb Canabarro sacou sua arma, como quem vai atirar em alguèm, ao que eu o interrompi, ao que interrom,pi e ele guardou a arma no coldre dizendo “será que pensamos juntos”? Podíamos ir atrás e prendê-lo. Objetei e disse-lhe que nossa vida estava em jogo, porque se se tratava mesmo do Capitão Carlos Lamarca, os demais indivíduos que ficaram no interior do veículo deles, certamente teriam uma reação, quem sabe nos matando; afinal, ali eu era o mais antigo e como antiguidade é posto, a ordem era para ninguém persegui-los! Depois que estes fatos se passaram, examinamos melhor a revista e vimos que era muito parecido com o cidadão que ali estivera ha poucos minutos. Bebi mais um pouquinho e fomos ao banho no igarapé atrás do acampamento, porque era verão. Hoje, após ver os “Investigadores da História”, posso afirmar com certeza absoluta que a fuga de Lamarca ocorreu ao longo da Rodovia BR364, no trecho Cuiabá-Porto Velho. No dia seguinte retornei ao posto fiscal,onde o Cb Domício me chamou em particular e mostrou um texto de um radiograma que recebera aquela manhã, do Cmt do Btl. dizendo que era para ficar alerta porque o Capitão Lamarca foi visto e estava na Região, em fuga. Quando os Investigadores da História disseram que estavam no Araguaia e fugiram por Minas, me causou estranheza: afinal, naquela época, tinha passado por mim, na Br 364, há cerca de uns dez (10) dias e em fuga! Nós o avistamos frente-a-frente, na sua louca rota de fuga, em direção à morte!

  28. Programa totalmente esquerdopata,pura ideologia de esquerda.Querendo fazer de um bandido, terrorista Carlos Lamarca um herói.Mostre os dois lados,as execuções desses grupos terroristas seus Canalhas !!

  29. O fato que o lado obscuro do avanço do comunismo no Brasil nunca é mostrado pela grande mídia e redes sociais. De tal forma, que não podemos conhecer a verdade ou verificar qual lado estava certo. Como as ações secretas da STB, agência secreta que era braço direito da KGB, no qual anos atrás a Tchecoslováquia liberou documentos secretos em que mostrava a táticas comunistas para entrar em países com a democracia fragilizada, e um deste países constava o Brasil, no qual nestes documentos relata que 30 brasileiros foram treinar ações de guerrilhas em Cuba. Enfim, era uma guerra no escuro, onde que um lado é exposto, enquanto o outro se esconde atrás das grandes mídias e faculdades federais. Tortura e morte não podemos aceitar, mas havia um guerra, e essa guerra os dois lados fizeram o mesmo, e isto fica claro na não divulgação dos atentados contra autoridades, banqueiros, fazendeiros…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile