TV Brasil estreia nova programação no dia 6

Apenas um dia após a publicação da sanção com vetos da lei que altera a estrutura da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a TV Brasil anunciou a sua nova programação. O presidente Michel Temer excluiu dispositivos que previam controle da indicação do presidente e das linhas editoriais dos veículos da empresa. A partir da próxima segunda, 6, a TV Brasil apresenta uma programação com temáticas especiais para cada dia da semana, novos programas e mais espaço para o jornalismo ao vivo.

Na nova grade, programas jornalísticos inéditos, comandados por Roseann Kennedy e Adalberto Piotto, se mesclam a atrações tradicionais do canal, que completa dez anos de existência, como o "Sem Censura" e "Stadium", que trazem novidades e cenários repaginados. Piotto estreia o jornalístico diário "Cenário Econômico"; enquanto Roseann conduz seu novo programa de entrevistas, o "Conversa com Roseann Kennedy". No programa de estreia da próxima segunda, Roseann entrevista a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia.

Após a faixa de dramaturgia, sempre às 20h30, a TV exibirá, de segunda a sexta, uma temática especial para cada dia da semana, no horário a partir das 21h30. Na segunda-feira, a emissora apresentará programas de opinião; na terça, de cultura; na quarta, conhecimento; na quinta, realidade; e, na sexta, o assunto é diversidade.

Ao vivo

O canal exibirá jornalismo ao vivo de segunda a sexta, das 16h30 às 20h30. A faixa começa com o "Fique Ligado", que traz notícias de entretenimento, cultura e variedades, apresentado por Gustavo Minari. Às 17h, o "Sem Censura" vai ar com novo cenário e maior dinâmica, sempre trazendo para a roda de debates entrevistados de renome para conversas sobre temas de relevância social e cultural, conduzidas por Vera Barroso.

Às 18h, a emissora estreia o "Cenário Econômico". Comandado por Adalberto Piotto, o programa é uma parceria entre a TV Brasil e a BM&FBOVESPA, de onde será exibido. O noticiário apresentará o dia a dia da economia, seu impacto na vida das pessoas e entrevistas com nomes importantes do ambiente econômico do país.

"Nos Corredores do Poder" continua no ar às 18h30, com os fatos e bastidores da política apresentados por Roseann Kennedy. Às 19h, é a vez do "Stadium". O programa esportivo mais antigo da TV brasileira completa 40 anos, neste ano, e também traz novidades, com novo cenário, novos quadros e, agora, com apresentação em LIBRAS. A jornalista Daniella Christoffer conduz a atração. Completando a faixa de jornalismo diário, entra no ar, das 19h30 às 20h30, o jornalístico "Repórter Brasil Noite".

Programação noturna

Uma das inovações da emissora é a organização da grade semanal por temáticas especiais. Depois da faixa de dramaturgia, a partir de 21h30, a TV Brasil oferece programas diferenciados voltados para assuntos específicos.

Na segunda-feira, o tema é opinião. O telespectador assistirá a programas dedicados ao debate e à diversidade de visões e de opiniões. Para esse dia, a novidade é a estreia do Conversa com Roseann Kennedy. A jornalista apresenta, sempre às 21h30, uma entrevista de trinta minutos com nomes importantes da atualidade. A ideia é promover a ampla discussão dos grandes temas da política, da economia, da cultura e da realidade brasileira.

Às 22h, entra no ar o Diálogo Brasil, com mais entrevistas, o programa discute, a cada semana, assuntos como educação, esporte, saúde, cultura e também política. Em seguida, às 23h, a TV exibe o CPLP – Nossa Língua, que apresenta documentários sobre cultura e sociedade nos países de língua portuguesa.

Na terça, o assunto é cultura. A TV Brasil oferece música, teatro, cinema. "Do samba ao baião, dos palcos às lentes, muito conteúdo e alimento para a alma", resume Caique, em relação a essa faixa especial, que começa, às 21h30, com o Arte do Artista, com Aderbal Freire. Segue, às 22h, com Samba na Gamboa, apresentado por Diogo Nogueira. E continua com séries, como a atual O Milagre de Santa Luzia, às 23h; e o programa Todas as Bossas, espaço tradicional da emissora para os melhores shows e performances culturais do país, que entra no ar à meia-noite.

Conhecimento é o tema da quarta-feira. Nesse dia, a emissora exibirá programas, em forma de ficção ou documentário, com histórias que emocionam, despertam a curiosidade e enriquecem o conhecimento sobre o mundo. Às 21h30, a TV mantém a transmissão da série infanto-juvenil A Grande Viagem. Às 22h, entra no ar o Futurando, que discute ciência, meio ambiente, tecnologia e projetos inovadores. Às 22h30, o Bom Dia Arqueologia recebe pesquisadores, arqueólogos e outros especialistas que apresentam trabalhos sobre as descobertas e os dilemas da arqueologia no Brasil. Em seguida, às 23h, o Cine Nacional, apresentado por Priscila Rangel, destaca a produção nacional, com filmes de várias épocas e gêneros.

A noite de quinta é dedicada à realidade, com reportagens investigativas, de análise e entrevistas que discutem o país e o mundo. A série Incertezas Críticas, que vai ao ar às 21h30, analisa o mundo contemporâneo por meio de entrevistas com intelectuais como Noam Chomsky e Alain Touraine. Às 22h, o programa recordista em premiação da TV Brasil, Caminhos da Reportagem, apresenta grandes histórias com seriedade e sensibilidade. Às 23h, o Camarote 21, produzido pela Deutsche Welle Brasil, apresenta destaques da cultura contemporânea internacional. E, às 23h30, o programa Café Filosófico discute, em uma série de encontros, os anseios e as angústias dos indivíduos na sociedade atual.

A sexta-feira é o dia de celebrar a tolerância, as diferenças e a diversidade. Às 21h30, o programa Entre Fronteiras traz sempre histórias instigantes de diferenças culturais existentes nos limites do país. Às 22h, Entre o Céu e a Terra mistura ficção e documentário para revelar, por meio da diversidade regional e cultural do Brasil, como as mais diferentes religiões se posicionam sobre temas da humanidade. Em seguida, às 23h, o Estação Plural traz, de forma leve e descontraída, entrevistas e debates sobre comportamento, com temas ligados ao universo LGBT, mas de interesse ou curiosidade geral. O trio Ellen Oléria, Mel Gonçalves e Fefito apresenta a atração. À meia-noite, toda a diversidade musical do Brasil é apresentada pelo História das Canções, que traça um panorama sobre a trajetória de ícones da música romântica brasileira.

Campanhas

A TV Brasil também aposta em campanhas de conscientização. Mais tolerância, mais diversidade, mais gentileza são exemplos de temas de vinhetas que ganham destaque ao longo da programação. A ideia é estimular o respeito aos valores coletivos e individuais.

Com bom humor e criatividade, uma série de vinhetas com essas preocupações já está sendo produzida e exibida para a veiculação ao longo de 2017. De cara nova, a TV Brasil se aprimora na missão de oferecer uma programação com mais qualidade, mais informação, mais diversidade e credibilidade.

3 COMENTÁRIOS

  1. O fato é que a EBC ficou menos democrática, menor, e ainda vêm veicular, pela TV Brasil, um programa de Economia em parceria com a Bolsa de Valores, certamente para falar um economês de interesse dos grandes. Se tivessem mesmo interessados em esclarecer o povo, teriam mantido Luis Nassif, por exemplo e conservado o mandato eletivo dos presidentes da EBC, mas tudo isso deve ser por pouco tempo, até que dure este governo golpista.

  2. Ao ler este release, dá até pra acreditar que nada mudou na EBC. Mas que não nos enganemos! Agora, mais do que nunca, devemos acompanhar o tratamento dado à programação e ao conteúdo da TV Brasil e dos demais veículos que integram a Empresa Brasil de Comunicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui