Série do OFF conta a história de Thiago Vinhal, primeiro negro na categoria profissional do Ironman de Kona 

Thiago Vinhal (Foto: Romulo Cruz)

Obstinado a alcançar o primeiro lugar em uma competição de Ironman, o atleta mineiro Thiago Vinhal passou por diversas provações antes de encarar os 3800 metros de natação, 180 quilômetros de ciclismo e 42 quilômetros de corrida que a prova propõe. Com direção de Rico Faissol, a série "Respeita Meu Sonho" conta a trajetória dele, que é o primeiro atleta negro a competir na categoria profissional – em 39 anos de evento – no maior desafio de Ironman do planeta: o mundial de Kona, no Havaí. A série documental estreia no canal OFF na segunda-feira, dia 15 de abril, às 21h. O primeiro episódio chega ao catálogo do Globoplay no dia seguinte, terça, 16. 

"Quando a história chegou para mim, havia uma descrição dizendo que o Thiago era a primeira pessoa negra em 39 anos a se classificar para a categoria profissional do mundial Ironman de Kona, que é a maior desafio mundial do triathlon. A pergunta que veio imediatamente a seguir foi: Por que diabos demorou 39 anos para um negro alcançar esse feito? Então na série nós usamos eventos particulares da vida do Thiago que ajudam a ilustrar porque isso aconteceu", contou o diretor Rico Faissol em entrevista exclusiva para TELA VIVA. 

"Ao longo do processo, percebi que o Ironman é uma modalidade super de elite e que duas de suas modalidades são bem caras de praticar. As bikes são caríssimas e representam 50% do tempo de uma prova de full Ironman. Já na natação, a prática depende do acesso à piscina, onde em geral é preciso ser sócio de um clube. Assim como outros atletas negros que se destacaram em esportes elitistas, como Tiger Woods, Lewis Hamilton e as irmãs Williams, Thiago também precisou ser disruptivo para se tornar um dos maiores triatletas do Brasil e do mundo", afirmou. 

A vida de Thiago para além do esporte 

Ao longo de cinco episódios, "Respeita Meu Sonho" retrata diversos momentos sobre a infância de Thiago, a descoberta de sua vocação para o triatlo, sua vida em Belo Horizonte, cidade onde nasceu e mora até hoje, sua preparação em Maiorca, Espanha, e os momentos nas competições de Ironman em Florianópolis, Santa Catarina, e Cozumel, no México. 

Para além dos depoimentos clássicos de documentário, o diretor utiliza o recurso da dramatização, que permite ao público visualizar momentos da vida de Thiago Vinhal, como sua infância. Parte das cenas com os atores Juan Queiroz e Luca Drummond foram gravadas no mesmo colégio em que o atleta estudou, em Belo Horizonte. "Respeita Meu Sonho" retrata o preconceito sofrido por Thiago ainda na escola e a sua maneira de superar as adversidades para atingir o seu objetivo de viver do esporte.

"A essência do meu trabalho é conseguir emocionar o público através do storytelling ou da cotação de história, como chamo. Para mim, a história sempre vem em primeiro lugar. Eu não queria que fosse uma série apenas para esportistas e triatletas. Antes de ser um exímio esportista, o Thiago tem uma história profundamente tocante como ser humano. Minha vontade com essa série documental é inspirar outras pessoas através da surpreendente história do Thiago Vinhal, que é a prova viva que quando a mente humana toma uma decisão, tudo é possível", pontuou o diretor. 

Faissol ainda detalhou a trajetória da produção: "Nós tivemos um primeiro call onde o Thiago me contou a sua história, ainda no final de 2021. Quando tivemos os recursos disponíveis, em janeiro de 2023, convidei a Helena Dias, que já havia trabalhado comigo na série dos 'Guató', para desenvolvermos juntos o roteiro da série e as peças se encaixaram. A Helena, além de grande experiência na produção de roteiros documentais, tem uma sensibilidade muito grande em perceber como determinados eventos poderiam potencializar a nossa história. A decisão de incluir cenas dramatizadas foi uma escolha de narrativa. Acompanhamos a saga de Thiago em uma prova de Ironman enquanto uma linha do tempo nos joga para momentos que contribuíram para ele estar ali. E a dramatização era importante para podermos ter esses momentos da infância e adolescência". 

Desafios de produção 

O diretor acrescentou: "Eu sinto que o Thiago nunca quis interferir muito em como a história seria contada. Eu expliquei que acreditava na potência das dramatizações de eventos da sua vida e ele embarcou na ideia. Thiago indicou seu amigo e filmmaker parceiro, Romulo Cruz, como diretor de fotografia, e isso ajudou demais na captação, principalmente nas duas provas captadas, Florianópolis e Cozumel, onde era preciso dominar os protocolos do esporte para não atrapalhar a competição e para extrair o máximo de um esporte tão peculiar de ser registrado. Durante as captações eu aprendi muitas das nuances do esporte e descobri ainda mais sobre o Thiago pela perspectiva de outra pessoa". 

A equipe de gravação buscou entrar no ritmo de Vinhal, se desafiando em takes dentro d'água e encarando fortes chuvas. O doc ainda entrevista o treinador e mentor de Vinhal, o dinamarquês Frank Jacobsen, e o triatleta sueco e parceiro de treinos, Jesper Svensson. 

Faissol apontou que os desafios de produção foram muitos – como acompanhar as bicicletas descendo em alta velocidade as serras sinuosas de Maiorca, captar o Ironman Florianópolis debaixo de chuva e vento e algumas das cenas aquáticas. "Houve uma cena com uma importância narrativa muito grande em que o Luca Drummond, ator que fez o papel do Thiago com 12 anos, teve que pular de uma plataforma à noite dentro de uma piscina com 5 metros de profundidade, iluminada apenas com alguns feixes de luz. Ele estava todo vestido, com tênis e  uniforme da escola, e era inverno em BH. Nós precisávamos acertar a sincronia em que nós nos cruzaríamos dentro da piscina: ele vindo da plataforma e eu após soltar um lastro no fundo. Seriam poucas tentativas porque já havíamos estourado nossa diária. No fim, foram só duas tentativas, que ilustram uma das sequências mais fortes da série", destacou. 

Reconhecido com um ouro no Festival de Veneza 2020 na categoria Branded Entertainment, o diretor Rico Faissol tem dedicado os últimos 14 anos a dirigir e produzir séries, documentários e reality shows em diversos e às vezes remotos cantos do planeta. Ele assinou a direção de projetos como "Guató: Uma Remada no Tempo", de 2020, também produzido pelo Canal OFF, vencedor de diversos prêmios – entre eles, o Calcutta International Film Festival. Faissol também dirigiu a série finalista no New York Film Festival, "Patagônia: O Próximo Passo", de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui