Religioso é o gênero mais presente na TV aberta

O Informe de Acompanhamento de Mercado de TV Aberta publicado pelo Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), da Ancine, no final de junho e atualizado na última quarta, 3, traz alguns dados interessantes da programação de TV aberta no Brasil.

Segundo o estudo, que monitora as grades de programação de dez emissoras – Bandeirantes, CNT, Globo, MTV Brasil, Record, RedeTV!, SBT, TV Brasil, TV Cultura e TV Gazeta – 78,9% do tempo de programação é de obras brasileiras, na média.  O percentual de horas dedicadas à programação estrangeira é de 14,66%. A diferença (6,43%) é por conta do conteúdo “indefinido” – programas compostos por diversas pequenas obras, podendo ser brasileiras ou estrangeiras, ainda que ancoradas por apresentador brasileiro.

O SBT é a rede que conta com menos conteúdo nacional (51,07%), seguido da TV Cultura (52,58%), que na última gestão passou por um forte enxugamento, levando à redução da produção de conteúdo próprio.

Percentual de tempo de programação das emissoras aberta por Origem – 2012

Emissoras

Brasileira Estrangeira Indefinido

Band

78,58%

17,73%

3,69%

MTV Brasil

76,18%

6,40%

17,42%

Rede CNT

94,65%

5,35%

Rede Globo

76,18%

20,20%

3,62%

Rede Record

83,26%

13,76%

2,98%

Rede TV!

91,84%

5,21%

2,95%

SBT

51,07%

33,16%

15,78%

TV Brasil

80,91%

17,32%

1,78%

TV Cultura

52,58%

29,68%

17,75%

TV Gazeta

100,00%

Total

78,91%

14,66%

6,43%

Fontes: Grade de Programação das Emissoras. Jornais, site das emissoras e sites especializados.

O informe traz ainda um estudo sobre o tempo dedicado ao tipo de programação. Em 2012, a programação de TV aberta foi predominantemente ocupada por obras de entretenimento (59% do tempo da grade de programação das emissoras), com o gênero informação na sequência (15,9%).

Igreja eletrônica

O gênero que mais ocupou as grades de programação em 2012 foi o religioso, responsável por 13,55% do tempo médio das grades, com destaque para a Rede TV! (38,08% do tempo dedicado ao gênero religioso), Rede CNT (36,67%), e Record (23,33%). Na sequência vêm os gêneros variedades, com 10,45% do tempo médio, e telejornalismo, ocupando 10,43% do tempo médio das grades.

Cinema

O estudo detectou 2.110 exibições programadas de longas-metragens na TV aberta, dos quais 1.819 foram longas estrangeiros e 291, nacionais. A TV Cultura, a TV Brasil e a Rede Globo foram responsáveis por 98,6% das exibições de longas- metragens nacionais em 2012. A TV Brasil, com 111 exibições, e a TV Cultura, com 109, foram os canais que mais abriram espaço para as obras brasileiras, ainda que com um alto índice de reprises.

O Informe de Acompanhamento de Mercado de TV Aberta pode ser acessado no site do OCA.

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