Canal Brasil amplia transmissão de eventos ao vivo com festivais e premiações de música e cinema 

Gesiele Vendramini, gerente de negócios, produção e digital do Canal Brasil (Foto: Divulgação)

Depois da exibição da 31ª edição do Prêmio da Música Brasileira, no último dia 12 de junho, que o levou ao Top 10 do Globoplay + Canais Ao Vivo, o Canal Brasil se prepara para outras grandes transmissões ao vivo nos próximos meses. Em julho, serão exibidos ao vivo 17 shows nos seis dias do Festival de Inverno, um dos maiores eventos anuais de música do Rio de Janeiro, que será realizado na Marina da Glória. E em agosto, as duas principais premiações do audiovisual do Brasil dominam a grade: o Prêmio Grande Otelo (antigo Grande Prêmio do Cinema Brasileiro) e a cerimônia de encerramento do 52º Festival de Cinema de Gramado – que poderão ser vistos também por meio do Globoplay + Canais Ao Vivo. Além das transmissões ao vivo, os assinantes podem acompanhar as coberturas completas, com comentários de especialistas, bastidores de cada evento e entrevistas exclusivas com os artistas.

"O conteúdo ao vivo é um diferencial muito importante para a TV linear, ainda mais nos dias de hoje, onde praticamente tudo o que se consome está on demand. O ao vivo traz um frescor e um ineditismo para a grade do canal e conversa com um público que pode ainda não ter tido oportunidade de conhecer o Canal Brasil, que chega através de uma transmissão e acaba ficando e consumindo nossos filmes e séries, por exemplo", afirma Gesiele Vendramini, gerente de negócios, produção e digital do Canal Brasil, em entrevista exclusiva para TELA VIVA. 

"O Canal Brasil ocupa um espaço fundamental de levar cultura brasileira de qualidade para o maior número de pessoas. Transmitir ao vivo estas premiações é possibilitar que o grande público conheça mais os filmes e o cinema brasileiro com um todo, que as pessoas conheçam quem realiza e quem faz cinema no Brasil. Nosso objetivo é que cada vez mais pessoas assistam aos filmes brasileiros, o que também ajuda a fomentar a indústria audiovisual do nosso país", completa. 

Programação e curadoria 

O Festival de Inverno será transmitido ao vivo e com exclusividade na TV pela segunda vez consecutiva no Canal Brasil. Neste ano, o festival reúne artistas de diferentes gêneros em mais de 60 horas de música. A cobertura do canal será completa, com a exibição dos shows, curiosidades dos bastidores e entrevistas com os músicos e público presente. O time do Canal Brasil será o mesmo do Prêmio da Música: apresentação de Simone Zuccolotto, com comentários de Gavin e reportagem de Jup do Bairro e Maria Clara Senra. O Festival de Inverno será nos dias 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de julho, com shows de artistas como Ney Matogrosso, Nando Reis, Alcione, Péricles, Liniker, Pitty, Ana Carolina, Thiaguinho e Ferrugem. 

No dia 17 de agosto, é a vez da transmissão ao vivo da cerimônia de premiação do 52º Festival de Cinema de Gramado. No Canal Brasil será possível acompanhar desde o tapete vermelho até a consagração dos melhores filmes com o troféu Kikito, no Palácio dos Festivais. A parceria com o festival começou antes mesmo do canal ir ao ar, com o Prêmio Canal Brasil de Curtas, em 1998, e hoje vai além do prêmio, com a transmissão do encerramento, mostras especiais de filmes que foram destaque nos últimos anos em Gramado e a cobertura no "Cinejornal". Neste ano, a programação do canal ainda apresenta, com exclusividade, duas mostras competitivas de Gramado: a de curtas-metragens brasileiros e longas-metragens documentais, que vão ao ar entre os dias 12 e 16 de agosto.

Já o Prêmio Grande Otelo, realizado pela Academia Brasileira de Cinema, poderá ser acompanhado com exclusividade no Canal Brasil no dia 28 de agosto. O evento, que até 2023 chamava-se Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, foi renomeado em homenagem ao ator e comediante mineiro. A premiação que reúne atores, diretores, produtores e profissionais do audiovisual de todo o país será transmitida diretamente da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. 

Vendramini conta que a curadoria de quais premiações e festivais interessam para transmitir é feita a partir da afinidade do evento com os principais pilares do Canal Brasil: a brasilidade, pluralidade, diversidade e representatividade. "E mantemos parcerias de sucesso que temos há anos, como o Festival de Cinema de Gramado, o Prêmio Grande Otelo, o Prêmio da Música Brasileira, que voltamos a exibir este ano, e o Festival de Inverno, que acontece nas próximas semanas no Rio, com shows de grandes artistas. Todos esses eventos têm muita sinergia com o nosso DNA e é estratégico que estejam em nossa grade". 

Os eventos transmitidos pelo canal são ou de música, ou de cinema – dois temas bem presentes nos conteúdos que ele normalmente produz e exibe e que possuem bastante sinergia entre si. "Cinema e música são parte da nossa cultura, da nossa arte, pilares que permeiam o Canal Brasil desde sua origem. O Canal Brasil nasceu para exibir filmes brasileiros e rapidamente começou a transgredir essa limitação e a se aventurar a produzir programas, shows, filmes e séries. E faz parte deste movimento levarmos ao público eventos ao vivo que celebram a cultura brasileira", analisa a executiva. 

Desafios do ao vivo 

É claro que as transmissões ao vivo são bem desafiadoras e envolvem um processo complexo de produção. Vendramini diz que os desafios começam logo na montagem e teste de toda a parte operacional e técnica, passando pelo planejamento e direção do conteúdo que está sendo gerado até chegar na ponta final, que é o público que está assistindo. "No ao vivo é tudo muito rápido, então é preciso testar, estudar e deixar tudo preparado para minimizar ao máximo qualquer tipo de problema. Eu diria que o maior desafio é gerenciar todas as equipes envolvidas, os fornecedores contratados, anunciantes e os parceiros de produção para que o resultado seja uma transmissão de alta qualidade, como costumamos entregar no Canal Brasil". 

Por fim, ela fala sobre as expectativas de incremento de audiência com essas transmissões. "Os dados têm nos mostrado que sempre que fazemos transmissões ao vivo muitas pessoas chegam no canal – tanto as que já nos assistem quanto as novas audiências. O consumo dos nossos conteúdos lineares apresenta picos de crescimento durante eventos ao vivo. As pessoas querem consumir conteúdo brasileiro de qualidade e o Canal Brasil é o lugar certo para isto", conclui. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui