BrLab anuncia projetos selecionados para o BrLab Features

Atualmente, o BrLab é o único evento de mercado audiovisual no Brasil que recebe projetos de toda América Latina e Península Ibérica e que agrega diferentes workshops e encontros internacionais em sua programação, que acontecerá de 1º a 22 de Outubro de 2021.

O BrLab Features é o tradicional laboratório de desenvolvimento de projetos de longa-metragem de ficção do BrLab, realizado há 11 anos, que anuncia agora os selecionados para a edição 2021. A direção e coordenação pedagógica do evento é do produtor Rafael Sampaio, e os projetos selecionados neste ano receberão consultorias das produtoras Tatiana Leite (Brasil) e Juliette Lepoutre (França), do produtor Giancarlo Nasi (Chile), das cineastas Mariana Rondón (Venezuela) e Paula Astorga (México) e das roteiristas Iana Cossoy Paro (Brasil) e Xenia Rivery (Cuba), entre vários outros palestrantes e convidados envolvidos em conteúdos e reuniões de negócios que compõem a intensa programação.  

Durante a realização do laboratório, produtores, diretores e roteiristas representantes dos 12 projetos selecionados recebem consultorias integrais em pilares fundamentais para uma melhor realização de seus filmes: roteiro, direção, produção e distribuição. O BrLab Features acumula casos bem-sucedidos de longas lançados no Brasil e no exterior e se consolidou, nos últimos anos, como um espaço de referência internacional.

A curadoria deste ano reúne futuros filmes de cineastas premiados como Jô Serfaty, cujo filme anterior, "Um filme de verão", foi premiado no Festival de Brasília e exibido em mais de 30 festivais ao redor do mundo; Eduardo Nunes, cujo filme "Sudoeste" foi premiado em mais de 20 festivais; e Cássio Pereira dos Santos, que em 2020 ganhou o prêmio de público da Mostra de São Paulo, entre outros, com seu primeiro longa "Valentina". 

"O Lesim", projeto de Nunes, é uma coprodução Portugal-Brasil escrita em parceria com o cineasta português André Gil Mata e será inteiramente filmada em Portugal. Já Serfaty participa com "Borda do Mundo", uma produção brasileira que será inteiramente rodada no litoral do Rio de Janeiro; e Cassio Pereira participa com "Temporada de Fogo", produção brasileira que busca coprodutor internacional e deverá ser majoritariamente filmado no cerrado mineiro. A seleção internacional traz projetos de longas metragens de curta-metragistas premiados como a peruana Francesca Canepa, cujo curta "El Silencio del Rio" participou da Berlinale em 2020, entre outros festivais, e o venezuelano Michael Labarca, premiado na Cinéfondation do Festival de Cannes em 2016, entre outros. 

Os projetos participantes irão concorrer a prêmios e estímulos oferecidos por importantes empresas e instituições parceiras, como a Globo Filmes, que oferece desde 2019 o Prêmio Desenvolvimento Globo Filmes no valor de R$100.000, e a distribuidora Vitrine Filmes (parceira do BrLab desde a primeira edição), que oferece prêmios para projetos brasileiros e estrangeiros. Também estão na lista de prêmios consultorias e workshops oferecidos por Torino Film Lab, apoiado por Projeto Paradiso, e Pop Up Film Residency, entre outras.  

As atividades do BrLab em 2021 somente são possíveis graças ao patrocínio do Projeto Paradiso e da Spcine / Prefeitura Municipal de São Paulo e também do Programa Ibermedia, que oferece bolsas de estudos para que profissionais de diferentes países participem gratuitamente das atividades.

A comissão de seleção do BrLab Features 2021 foi formada por: Andrea Cals, curadora audiovisual; Elzemann Neves, roteirista e dramaturgo; Fábio Leal, diretor, roteirista, ator e preparador de elenco; Fernanda De Capua, roteirista, diretora e produtora; Fernanda Vidigal, produtora e fundadora da Carapiá Filmes; Flávia Candida, curadora, cineasta e produtora; Giovanni Barros, diretor, roteirista e produtor de elenco; Julia Katharine, atriz e realizadora; Kariny Martins, curadora, pesquisadora, roteirista e diretora; Leticia Santinon, curadora e gerente de lançamentos; Mannu Costa, realizadora, produtora e produtora executiva; Marcela Esquivel, roteirista, diretora e produtora; Marcio Miranda Perez, realizador e curador; Maria Carla Del Rio, produtora; Marina Torre, produtora executiva e produtora; Melina Bomfim, realizadora, pesquisadora e curadora; Paula Astorga, produtora cultural; Rafael Sampaio, diretor do BrLab e produtor; Talita Arruda, curadora e distribuidora; Thamires Vieira, diretora e produtora; e Xênia Rivery Arboláez, roteirista e professora.

Os detalhes de casa projeto selecionado e demais informações sobre o evento já estão disponíveis no site

A 11ª edição do BrLab acontece de 1º a 22 de outubro de 2021, com sua programação online – como medida de segurança em decorrência da pandemia de Covid-19 e por ser essencial a participação de profissionais de diversos países em suas atividades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui