Biólogo brasileiro João Paulo Krajewski investiga o passado dos animais em nova série do Animal Planet 

João Paulo Krajewski apresenta a série "Histórias Animais" (Foto: Divulgação)

A natureza que vemos hoje é fruto de uma longa jornada de evolução e de mudança – cada ser vivo tem sua forma, cor, comportamento e uma história que conecta todos os seres do planeta. Em "Histórias Animais", nova série do Animal Planet que estreia na quinta-feira, dia 10 de agosto, às 22h35, e também no discovery+, o biólogo João Paulo Krajewski viaja para filmar animais ao redor da Terra a fim de compreender a verdadeira essência da vida. 

Na série de cinco episódios, João Paulo fará uma jornada pelo mundo natural sob o olhar de um historiador, com a ajuda de cientistas, em busca de saber quem são, como surgiram e quais os parentes dos animais que vemos hoje e como eles transformaram o nosso planeta. Os temas escolhidos para os episódios foram: "A História dos Felinos", "Os Segredos das Aves Dançarinas", "O Reino dos Primatas", "A Origem dos Primatas" e "No Reino dos Dragões". 

"O tema central da série, mais do que o animal em si, é esse olhar diferente para a natureza, com o viés da evolução. Eu particularmente sempre gostei de evolução. Acredito que para entendermos o que vemos hoje, precisamos olhar para o passado. Durante essa experiência, perguntas foram surgindo. Por exemplo: o dragão-de-komodo é o maior do mundo. Mas por que ele é tão maior do que os outros? São perguntas que só podem ser respondidas olhando para o passado. Mesmo que uma espécie não exista mais, alguma coisa ela mudou no nosso planeta. A história do que passou não pode ser esquecida. Não só pelo animal, mas porque ela explica o que somos hoje", afirmou João Paulo em entrevista exclusiva para TELA VIVA. 

Brasil na tela 

Um dos destaques de "Histórias Animais" é o fato de ser uma série nacional, comandada por um profissional daqui, e que traz inclusive uma série de paisagens, histórias e animais essencialmente brasileiros. "Isso é muito importante. Uns 90% do que a gente consome de documentários de animais vem de fora. Claro que eles fazem trabalhos fantásticos, mas é uma cabeça diferente, um olhar diferente. Na série, mesmo que eu mostre um animal da África – que inclusive muitas vezes as pessoas conhecem mais, isto é, sabem identificar um leopardo, mas não uma onça-pintada – eu vou comparar com os bichos do Brasil. E isso eu faço desde a primeira série que apresentei no Animal Planet, que foi 'Florestas Animais'. Lá, eu mostrava as nossas florestas e as comparava com as da Austrália, por exemplo", contou o biólogo. 

"É super gratificante eu poder estar na tela contando essas histórias. Contei com a ajuda de cientistas brasileiros fantásticos, de primeira linha, que me receberam de braços abertos, em lugares interessantíssimos, no país que tem a maior biodiversidade do mundo. Para falar de história, temos aqui o ambiente, o cenário e os atores principais. Espero servir de inspiração para as pessoas olharem para a nossa fauna e verem o quão fantástica ela é. Fico muito feliz de dar espaço para esses brasileiros", celebrou. 

Balanço entre entretenimento e teoria 

Um dos maiores desafios para o especialista é fazer essa ponte entre os acadêmicos e o público final, de forma que os conteúdos não fiquem extremamente teóricos – afinal, trata-se de um programa de TV. "Eu venho da área acadêmica, e a gente tende a ter uma densidade que, na televisão, não funciona. As pessoas vão estar assistindo a série de uma vez, provavelmente uma única vez, escutando com pessoas em volta e até fazendo outras coisas ao mesmo tempo. Temos que lembrar disso. Acho que a melhor maneira de fazer isso é indo devagar com o conhecimento e mostrando o processo por trás da aquisição desse conhecimento. Não é só jogar dados e fatos. Precisamos mostrar com imagens incríveis e desenhos também – trabalhamos com um artista, o Rodolfo Guarnieri, que pinta com café. Os desenhos que aparecem têm um estilo antigo e reconstroem os animais que estamos falando a respeito. É uma jornada muito visual. E de maneira leve, sem querer só jogar conhecimento na tela", avaliou. 

Ação do homem no meio ambiente 

Todos os episódios fazem reflexões sobre como os seres humanos foram interferindo na natureza ao longo dos anos e, assim, prejudicando o habitat natural das espécies. "Como biólogo e amante da natureza, sem dúvida faço questão de falar sobre isso. Toda série que olha para a passagem de tempo, para o passado e o presente, entende que é inevitável falar sobre o que o homem está fazendo. Nossa história está mudando o planeta. Quando falamos de evolução – animais sendo extintos, outros surgindo, e como eles estão sofrendo com a mudança de ambiente – jamais podemos excluir a força que mais mudou o ambiente natural na história do planeta, que somos nós", ressaltou João Paulo. "Todos os episódios têm uma linha de raciocínio que é: mostrar o grupo que iremos investigar, qual é o passado desse grupo, como esse grupo mudou o planeta e como ele está sofrendo hoje, com esse novo planeta que a gente criou", completou. 

Biólogo, Mestre e Doutor pela UNICAMP, João Paulo traz sua visão artística para o mundo da Biologia, criando imagens visualmente bonitas e que também trazem informações curiosas e importantes. As histórias que registrou ao longo da carreira se transformaram em diversos programas de televisão, livros, matérias e revistas. Já esteve no Animal Planet com as séries "Florestas Animais" e "Vida no Azul".

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui