Um relatório recente de uma série de publicações anuais da DEG International e da BASE analisa o cenário global de entretenimento, os comportamentos do consumidor e os modelos de negócio. Com base em dados de 11 países diferentes, BB Media, DEG International e BASE desenvolveram a análise final. Os dados incorporam SVOD, AVOD, EST, FAST, PAY TV e TVOD até o primeiro trimestre de 2023, de territórios como Austrália, Brasil, França, Alemanha, Itália, Japão, México, países nórdicos, Coreia do Sul, Espanha e Reino Unido.
O relatório contextualiza como a indústria de streaming vem se expandindo em todo o mundo nos últimos anos, com um número crescente de plataformas – sendo o Brasil um dos países que mais registra esse crescimento. Por aqui, fomos de aproximadamente 60 plataformas em 2012 para quase 140 em 2023. Confira o gráfico abaixo:
No entanto, nota-se que existe um uso de plataformas abaixo da média em comparação com o número de serviços de streaming disponíveis no mundo – o que acende um sinal vermelho a respeito de uma possível saturação do mercado. Na APAC (Ásia Oriental, Sul da Ásia, Sudeste Asiático e Oceania) e UCAN (Estados Unidos e Canadá), os usuários acessam, em média, cinco plataformas, enquanto na EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e América Latina, seis.
"Alguns consumidores acreditam que existam muitos serviços de streaming disponíveis ou simplesmente não têm tempo para assistir a tudo. Enquanto isso, com o custo de vida alto em todo o mundo, algumas famílias estão reduzindo as assinaturas como forma de administrar suas finanças", afirma o relatório.
É importante analisar não somente o número de plataformas de streaming disponíveis, mas também a enorme oferta de conteúdo. Quando se trata de títulos únicos, a região APAC tem mais de meio milhão de títulos disponíveis (550.310); a oferta na EMEA é ainda maior, com mais de 670.000. O número na América Latina é menor, mas ainda robusto: são mais de 250.000 títulos em oferta.
Mercado promissor para a emergente indústria FAST
Embora o principal modelo de negócio oferecido para serviços de streaming na maioria dos países seja o SVOD, na região APAC predomina o TVOD, sugerindo que os consumidores preferem pagar pelo conteúdo que desejam assistir a assinar um serviço completo. No entanto, o modelo de negócios de publicidade está conquistando o mundo, principalmente na América do Norte, onde a penetração do AVOD é maior: 75% nos EUA e no Canadá. A Europa segue com 58%, enquanto a penetração na Ásia é de 46% e, na América Latina, 37%.
Se levarmos em consideração a preferência dos usuários por canais de streaming AVOD ao vivo, que fica em 40% na EMEA e 46% na APAC; o número de horas de conteúdo que assistem por semana, uma média de sete horas na LATAM; e a penetração do modelo de negócios AVOD, tudo indica que o consumo de streaming é um mercado promissor para a emergente indústria FAST.
Dispositivos e conteúdos
Em todo o mundo, as Smart TVs são normalmente o dispositivo preferido para assistir a conteúdo online. No entanto, na região APAC os consumidores tendem a assistir mais conteúdos online em seus celulares, provavelmente por conta do aumento da conectividade móvel na região e da disponibilidade de telefones celulares acessíveis.
Em todas as regiões, filmes e séries são o tipo de conteúdo mais popular, enquanto a escolha do terceiro colocado varia dependendo do local. Esportes ao vivo são populares na Ásia, por exemplo; os europeus gostam de documentários; enquanto os consumidores da LATAM preferem minisséries.
Em média, seis plataformas diferentes são usadas para assistir conteúdo na América Latina, sendo que a mais popular na região é a Netflix.