Com 137 plataformas de streaming, Brasil possui a maior oferta de conteúdo da América Latina 

(Foto: Reprodução BB Media)

Segundo análise da BB Media, DEG International e BASE sobre o cenário global de entretenimento, o Brasil possui a maior oferta de conteúdo audiovisual da América Latina, com 137 plataformas de streaming, que dão acesso a mais de 139 mil filmes e mais de 32 mil séries. No início de 2023, várias novas plataformas de streaming foram lançadas, incluindo UFC Fight Pass, Canela Kids, LPF Play, EiTV Play e Bloomberg Originals. Além disso, 56 das 137 plataformas de streaming em oferta são originárias do Brasil.

No que diz respeito à origem do conteúdo, os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar, com títulos americanos respondendo por 11% do conteúdo oferecido no Brasil. Na sequência, aparece a Índia (4.877 títulos), o Reino Unido (3.571 títulos), a França (2.911) e, em quinto lugar, o próprio Brasil (2.556 títulos).

Volume de conteúdo local 

Em termos de oferta de produções originais locais, o Brasil conta hoje com 161 títulos, sendo a Netflix a que mais oferece, seguida pela Globoplay e Amazon Prime Video. Durante o ano passado, foram lançados pelo menos 39 títulos produzidos localmente, sendo a maioria originais da Netflix e Disney+. 

Notavelmente, essas quatro plataformas de streaming SVOD têm a maior penetração de usuários no Brasil. A Netflix está em primeiro lugar com 29%, seguida pela Amazon Prime Video (22%), Disney+ (12%) e, por último, Globoplay (11%).

Gêneros de conteúdos 

Se considerarmos os gêneros oferecidos dentro dos originais nacionais lançados nos últimos anos, Documentário (8%), Comédia (14%) e Drama (24%) foram os mais prevalentes, seguidos de Crime. Por outro lado, os gêneros preferidos dos consumidores brasileiros são Comédia, Aventura e Ficção Científica. Dada a diferença entre oferta e demanda, teoricamente as necessidades dos consumidores não estão sendo totalmente atendidas por grandes produções no momento.

Dos títulos anunciados no primeiro trimestre de 2023, mais da metade (55%) são dramas, 22% são documentários e o restante é uma mistura de títulos de reality e comédia. Além disso, 50 produções locais foram anunciadas para lançamento nos últimos meses. A produção de conteúdo brasileiro tem atraído a atenção das principais plataformas de streaming, como Paramount+, Netflix, HBO Max e Star+. Essas plataformas adicionaram produções latinas aos seus catálogos para oferecer mais variedade aos consumidores e atender aos seus interesses individuais.

Modelos de plataformas 

Embora a penetração do SVOD no país permaneça maior do que outros modelos de negócios (71% de penetração em domicílios com Internet), a crescente preferência dos consumidores pelo modelo de streaming de publicidade (atualmente 68% dos domicílios) está abrindo novas oportunidades para os concorrentes nesse espaço.

O Brasil segue a tendência do AVOD com a incorporação dos canais FAST, que cresce a cada dia. A Globo, por exemplo, anunciou recentemente a incorporação de canais FAST ao catálogo da Globoplay, voltados principalmente para gastronomia e entretenimento esportivo. Ao mesmo tempo, os serviços de streaming no Brasil vêm adicionando planos ASVOD (VOD de assinatura com suporte de anúncios. O acesso é feito através de uma assinatura mensal paga com anúncios). Por exemplo, DAZN, Netflix, kweliTV e Globoplay oferecem seus planos iniciais mensais ou anuais no modelo de negócios ASVOD.

6 COMENTÁRIOS

  1. […] De acordo com informações contidas em um relatório divulgado pela Agência Nacional de Cinema (Ancine), o Brasil é o país que concentra a maior oferta de serviços de streaming entre todos os que compõem a região continental conhecida como América Latina. As informações foram obtidas através de um estudo creditado às agências BB Media, DEG Internacional e BASE sobre fenômenos referentes ao cenário global de entretenimento (via Tela Viva). […]

  2. […] De acordo com informações contidas em um relatório divulgado pela Agência Nacional de Cinema (Ancine), o Brasil é o país que concentra a maior oferta de serviços de streaming entre todos os que compõem a região continental conhecida como América Latina. As informações foram obtidas através de um estudo creditado às agências BB Media, DEG Internacional e BASE sobre fenômenos referentes ao cenário global de entretenimento (via Tela Viva). […]

  3. […] Você que costuma ver seus filmes e séries no Netflix, Prime Video, HBO Max etc., e que luta para bancar o custo de suas assinaturas, não sabe. Mas existem atualmente 137 serviços de streaming atuando no país. Quem calculou foi uma equipe de pesquisadores das consultorias BB Media, DEG International e BASE. Parte dos dados foi publicada no site Tela Viva (veja aqui). […]

  4. […] Para que possamos entender se o sistema operacional Roku TV é bom, não podemos deixar de fora o contexto sobre o crescimento do streaming em nosso país. Com mais de 130 plataformas existentes, o Brasil, atualmente, possui a maior oferta de conteúdos por streaming entre os paises da América Latina, segundo um levantamento feito pela BB Media, DEG International e BASE e divulgado no portal Tela Viva. […]

  5. […] Desde os primórdios da televisão, as séries têm desempenhado um papel significativo no entretenimento. A cada temporada, novas narrativas são criadas para cativar o público, levando-os a mundos imaginários e emocionantes. Com o avanço da tecnologia e a evolução das plataformas de streaming, a produção de séries atingiu um novo patamar. É um assunto bem interessante, então decidimos mergulhar nas expectativas para as novas séries que estão por vir e entender como elas estão moldando o futuro do entretenimento televisivo. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui