SBT do Bem e Associação Fala Mulher se unem em projeto de combate à violência contra a mulher 

(Foto: Reprodução)

O SBT do Bem se uniu com a Associação Fala Mulher para lançar o projeto "Voz do Silêncio". Com criação da We, a iniciativa traz o conceito "Quando uma mulher sofre em silêncio, outra pessoa fala por ela". Em toda a campanha, a ideia central é mostrar que a denúncia é a melhor forma de devolver a narrativa dos fatos para as vítimas e acabar com o ciclo da violência. 

Com produção da Santería (codireção de Nicoly Cruvinel e Rafa Damy) e Quiet City (Chris Jordão), o filme principal, intitulado "Loja", mostra uma vendedora levando um vestido para uma cliente no provador de roupas. Ao experimentar a peça, a mulher não se sente confortável, mesmo com os elogios da lojista. No momento em que ela se encara no espelho, é revelado o motivo da insegurança. A vítima reproduz, com a voz do marido, a violência psicológica sofrida todos os dias em casa. Uma mensagem final convida todas as pessoas a denunciarem este tipo de crime por meio do Disque 180.

OOH

Nos anúncios e formatos OOH com direção de fotografia de Marcos Lopes, há uma foto de uma mulher com um QR Code em cima da boca, tampando os lábios. Ao escanear o código, as pessoas ouvirão a simulação da voz de um agressor praticando alguns dos tipos de violência mais comuns no dia a dia das vítimas. 

Programação 

O projeto também conta com uma ação inovadora durante a programação do SBT: a criação de um novo formato de mídia na emissora. O aviso de classificação etária é o único espaço da TV onde é possível se comunicar diretamente com o telespectador de deficiência auditiva e surdez. No Brasil, todo programa de televisão é obrigado por lei a exibir uma vinheta com uma intérprete de Língua Brasileira de Sinais alertando sobre os conteúdos impróprios da programação. Desta vez, ela comunicará mais uma mensagem, que só poderá ser entendida por mulheres com esse tipo de deficiência: "Ei, você… é, você que está me assistindo. Você não está mais sozinha em caso de violência: faça já sua denúncia em LIBRAS no site falamulher.ong.br". Ao acessarem o site, as vítimas com deficiência auditiva e surdas poderão realizar a sua denúncia em um canal exclusivo feito para elas.

O SBT, além de coautor do projeto, ofereceu toda a sua estrutura para a realização do trabalho. Após a intervenção na programação, a emissora disponibilizará todos os materiais para que a iniciativa possa ser implementada e amplificada ainda mais em outros canais da TV aberta e fechada. 

Toda a campanha terá desdobramentos em posts, stories e banners.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui