Mercado de IPTV deve decolar nos próximos cinco anos

O número de residências pagando pelo serviço de TV distribuída por IP subirá dos atuais 35 milhões para 155 milhões até o final de 2016, de acordo com um estudo da Research TV Digital. O relatório confirma a expectativa de que a região Ásia-Pacífico superará a Europa Ocidental como o motor do IPTV, sendo responsável por pouco menos de três quartos dos 120 milhões de assinantes adicionais previstos. Em termos de países, a China ultrapassará a França como o principal mercado de IPTV, com um crescimento de sete vezes nos cinco anos até 2016, contando com um total de 70 milhões de assinantes.
O que isto significa em nível global é que, até o final de 2016, a penetração IPTV terá subido de 2,6% para 10,5% dos lares com televisão. Na Ásia-Pacífico, Europa Oriental e Europa Ocidental, a penetração do IPTV chegará a 12%.
Os operadores devem se beneficiar deste crescimento, com as receitas de IPTV chegando a US$ 17 bilhões até 2016. As receitas com IPTV em 2006 eram de menos de US$ 1 bilhão e, em 2010, de US$ 6 bilhões.
Mesmo com a Ásia-Pacífico tendo a maior parte dos lares, os Estados Unidos continuarão a representar a maior receita, com um quarto do faturamento com o serviço de TV por esta tecnologia. Atualmente o país é responsável por um terço do faturamento com IPTV. O relatório revela que nos países desenvolvidos, há uma pressão descendente sobre o ARPU, com a concorrência no mercado da televisão e o aumento da TV digital terrestre.
A chave para operadores de IPTV é o bundling, acrescenta o relatório. Em 2016, 83% dos assinantes pagantes de IPTV devem contratar serviços triple-play, com 10% pagando por um pacote de TV e banda larga e 7% serão assinantes apenas de TV.
Simon Murray, autor do relatório diz que "o ARPU também está sendo forçado para baixo quando operadores de cabo e teles convertem seus assinantes para dual-play ou pacotes triple-play. Os assinantes triple-play devem ser responsáveis por 73% da receita total com IPTV em 2016. A diferença entre receita e base se deve ao valor que o assinante triple-play paga apenas pelo serviço de TV".

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