Mercado de produção europeu desafia a crise econômica

Apesar da atual situação econômica de suas nações, os tempos são bons na Europa para as produtoras de conteúdo, diz pesquisa da Apex Insight.

A análise aponta que a indústria de produção tem gerado novos shows de sucesso e cresceu em faturamento, apesar das pressões econômicas e do aumento da concorrência com outras formas de visualização de TV, um desafia para o entretenimento digital.

O relatório sugere que o setor continuou a crescer em todos os principais mercados europeus, e que a indústria tornou-se muito mais internacional, com grupos de produção super-indie expandindo por meio de aquisições.

Os índices de audiência são mais elevados no sul da Europa, mas o estudo aponta este mercado como o mais exposto às mudanças na distribuição da receita de publicidade. Por outro lado nota-se a Alemanha, Dinamarca e Reino Unido como territórios onde as emissoras públicas mantêm um papel de liderança e, portanto, há uma fonte de financiamento mais estável. Em outros lugares, os canais de propriedade privada são proeminentes, incluindo quatro grupos – RTL, P7S1, MTG e CME – que operam em vários países.

A pesquisa também deixa claro que o mercado é fragmentado, com nenhum grupo tendo participação próxima 10%. A pesquisa mostra que os super-indies – como FremantleMedia, Endemol, All3Media, Shine, Banijay, Zodiak Mídia e Eyeworks – continuaram a desenvolver novos modelos de receita, reduzindo a dependência de financiamento de conteúdo por parte das emissoras de TV.

Esses super-indies estão, cada vez mais, competindo com os estúdios de Hollywood, como Disney, Warner Bros e Sony, para venda de programas acabados. O estudo acrescenta que o licenciamento de formatos, direitos digitais e pagamento baseado na audiência são cada vez mais importantes para o sucesso comercial de um formato.

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