Arte 1 estreia 11 séries nacionais, com 110 horas de programação

O canal Arte 1 estreia neste mês a sua nova grade de programação trazendo 11 séries nacionais, com mais de 110 horas de conteúdo, envolvendo produções próprias e coproduções com produtoras independentes. Além disso, outra 18 séries em coprodução estão em gestação, dando entrada para pleitear recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, conta Luciano Cury, diretor de conteúdo do canal.

Entre os novos conteúdos do canal estão as coproduções "Fotógrafos", com a GW, "Coreógrafos", "Arquitetos Brasileiros" e "Design Gráfico", com a Aiue. Nessas produções, o canal optou por usar recursos próprios para financiar a produção. Segundo Cury, em alguns conteúdos é melhor usar recursos próprios, para garantir maior agilidade no lançamento.

Outros conteúdos foram realizados com parceiros independentes a partir de um edital da Rio Filmes: "Tec Art", com a Indiana Filmes, que mostra como a tecnologia influencia a música no Brasil e no mundo; "Olhar", com a Maravilha 9, um retrato intimista e poético da arte contemporânea no Rio de Janeiro; e "O Canto dos Exilados", com a Telenews, que retrata os exilados de guerra que influenciaram a produção intelectual brasileira.

Com o incentivo do Fundo Setorial do Audiovisual, duas produções independentes já estão em andamento: as séries "Arte Ativa", da Aiue, que fala sobre arte de rua e intervenções urbanas no Brasil; e "Balé da Cidade", da Pródigo, que contextualiza a importância cultural da companhia com detalhes inéditos sobre sua construção artística e conceitual.

Segundo Luciano Cury, a produção de ficção original está no radar do canal, mas ainda não é possível pelo seu custo. "Talvez possamos ter em algum modelo em parceria com outras canais", diz.

Produções próprias

O Arte 1 também está investindo em produções próprias. Desde o seu início, há dois anos, o canal tem produzido o "Especial Arte 1", uma série de 26 documentários com entrevistas exclusivas de grandes personalidades da arte e da cultura, que ainda conta com conteúdo inédito e que, segundo Cury, seguirá em produção contínua.

Em uma parceria com a exposição "Made by… Feito por Brasileiros", o canal acompanhou o processo de criação das intervenções artísticas realizadas por artistas nacionais e internacionais no antigo Hospital Matarazzo, em São Paulo. No mesmo ano, o canal fez uma parceria com a Associação Casa Azul, organizadora da Flip – Festa Literária de Paraty -, para produzir o "Sobremesa Flip", boletins curtos com depoimentos dos escritores convidados. Em 2015, essa parceria foi renovada e ampliada: o Arte 1 se tornou o canal oficial do evento, produzindo também os vídeos em homenagem a Mário de Andrade, exibidos antes de cada mesa de discussão.

Licenciamentos

Entre os destaques das novas aquisições estão: a série "Sherlock", protagonizada por Benedict Cumberbatch e Martin Freeman; o documentário "Hugh Laurie – Down By River", dirigido por John Paul Davidson, que acompanha o ator e músico conhecido pelo personagem "Dr. House"; o longa-metragem austríaco "Amour", de Michael Haneke, que ganhou o Oscar, o Globo de Ouro e o BAFTA de melhor filme estrangeiro em 2013; o filme "No", dirigido por Pablo Larraín e protagonizado por Gael García Bernal, que rendeu ao cineasta o Prêmio CICAE no Festival de Cannes de 2012.

Além dos filmes: "A Festa da Menina Morta", de Matheus Nachtergaele; "O Reino das Fadas", de Georges Méliès; "Tetro", escrito e dirigido por Francis Ford Coppola; "O Garoto da Bicicleta", dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne; "As Neves de Kilimanjaro", de Robert Guédiguian; e "Coco Chanel e Igor Stravinsky", de Jan Kounen, que retrata o romance proibido entre o ícone da moda e um dos compositores mais importantes do século 20. E os documentários: "O Mundo Segundo Anish Kapoor", de Heinz Peter Schwerfel; "Twiggy – The Face Of The 60's", de Philip Priestly; e "Kraftwerk – Pop Art", de Simon Witter e Hannes Rossacher.

A nova programação do Arte 1 ganha ainda um acervo especial de dança, com os espetáculos mais emblemáticos do Grupo Corpo, como "Lecuona", inspirado nas canções românticas do pianista e compositor cubano Ernesto Lecuona, um dos mais importantes da música cubana no início do século 20. E 30 vídeos curtos com arquivos históricos que relembram os 40 anos da companhia. Outro grande destaque na área de dança é o longa-metragem "Pina", dirigido por Wim Wenders, um espetáculo que une dança e teatro inspirado no trabalho da bailarina e coreógrafa alemã Pina Bausch, gravado em 3D.

O canal traz ainda novidades na área de música, com grandes apresentações como o show solo "Elvis Costello no Baloise Session"; o documentário "John Cage – Experimentos Sonoros"; o documentário "O Making Of de West Side Story"; e o concerto "Max Richter Reinterpreta As Quatros Estações de Vivaldi".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui