Box Brazil Play celebra o Dia do Documentário Brasileiro com seleção de filmes

Para celebrar o documentário, um dos gêneros audiovisuais mais produzidos e premiados do Brasil, a Associação Brasileira de Documentaristas (ABD) criou o Dia do Documentário Brasileiro. A data escolhida, dia 7 de agosto, presta homenagem ao cineasta baiano Olney São Paulo, autor de obras como "Ciganos do Nordeste" e "Manhã Cinzenta", preso e torturado pela ditadura militar pelo teor político e denunciativo de seus filmes.

A Box Brazil Play – serviço de streaming dedicado ao conteúdo audiovisual brasileiro – selecionou cinco obras de seu catálogo para inspirar o público a celebrar o documentário nacional em toda sua pluralidade. 

A seleção começa com "Favela Bolada" (foto), filme que foca o baile funk no Rio de Janeiro: sua música, personagens e a favela – local onde nasceu e onde, geralmente, acontece. A direção é de Wesley Pentz e Leandro Lara. Outro título é "Maracanã – Tempo das Emoções", que faz um retrato da história do estádio começando por sua construção em 1948 e passando pelos grandes eventos esportivos e shows que ele já recebeu. A direção é de Gehrard Schick. 

A lista segue com "Invasão Drag", documentário que retrata o surgimento de uma nova geração de drag queens oriundas de diversas classes sociais, pautadas no impacto das novas tecnologias em suas vivências e que buscam cada vez mais visibilidade na sociedade. A direção é de Rafael Ribeiro. "Pelos Caminhos da Fotografia: Jalapão" também foi selecionado para celebrar a data. Neste documentário, ambientado em uma das regiões mais bonitas e inóspitas do Brasil, o diretor André Duarte conta por que e como se tornou um fotógrafo. Ele passa por trilhas, rios, cachoeiras e montanhas mostrando a busca por uma foto perfeita. 

"Eldorado – Mengele Vivo ou Morto?" finaliza a seleção. O diretor Marcelo Felipe Sampaio revisita a história da passagem do médico nazista Josef Mengele pela América do Sul. Teorias da conspiração relatam que o verdadeiro Josef Mengele fugiu para os EUA deixando um sósia no Brasil e que suas terríveis experiências foram usadas pela indústria farmacêutica. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui