Segundo a jornalista Mônica Bergamo, em sua coluna na Folha de São Paulo deste final de semana, o Ministério da Cultura está finalizando os preparativos para lançar, no segundo semestre deste ano, uma plataforma de streaming dedicada à produção audiovisual brasileira.
Segundo a pasta, a iniciativa, idealizada pela Secretaria do Audiovisual (SAV), pretende promover a diversidade cultural do Brasil ao disponibilizar gratuitamente conteúdos audiovisuais nacionais, incluindo filmes, séries e documentários.
O MinC diz que a proposta atende ao compromisso da pasta de assegurar o acesso pleno aos direitos culturais, ao maior número de pessoas possíveis, inclusive, servindo como fonte de conteúdos para incentivar a exibição de produções nacionais nas escolas. "A plataforma visa facilitar o acesso público a obras culturais, e também fortalecer a educação e a identidade nacional através do audiovisual", disse a pasta à jornalista.
A plataforma
Questionada sobre o nome, programação e aspectos técnicos da plataforma, o MinC não respondeu. Mas informou que a plataforma ainda está sendo elaborada para ser uma ferramenta inclusiva e de fácil navegação.
O Ministério da Cultura informou ainda que o projeto está atualmente em fase de finalização e será lançado em breve.