Nos EUA, Charter propõe incluir Disney+ no pacote de TV paga sem custo e empresas entram em conflito 

(Foto: Reprodução)

Na última semana, nos Estados Unidos, uma movimentação no mercado abriu um possível precedente importante para o futuro da indústria audiovisual mundial. Diante de um desentendimento nas negociações para a renovação do contrato de distribuição de sinal de TV por assinatura, uma das principais empresas do país, a Charter, que presta o serviço de Pay TV sob a marca Spectrum, propôs à The Walt Disney Company adicionar a versão suportada por anúncios do Disney+ em seus pacotes gratuitamente. 

Para a renovação, a Disney pretende aumentar os preços. A Charter, por sua vez, disse em comunicado que aceitaria os valores que a Disney propôs, mas se duas condições forem atendidas: a inclusão de plataformas diretas ao consumidor com publicidade da Disney nos pacotes lineares da Charter, para que o cliente não precise pagar duas vezes por programação semelhante, e mínimos de penetração mais baixos, para que a Charter possa oferecer mais flexibilidade em seus pacotes.

O desentendimento entre as partes não caminhou para um acordo e, na semana passada, os canais de TV paga da Disney, incluindo os esportivos da ESPN, pararam de ser transmitidos no Spectrum. 

"O atual ecossistema de vídeo está falido e sabemos que existe uma maneira melhor. A Walt Disney Company e a Charter são capazes de liderar o caminho. Charter ofereceu à The Walt Disney Company a oportunidade de criar uma parceria que acreditamos que poderia transformar a indústria. É um modelo que poderia estabilizar o negócio de vídeo linear e criar um caminho claro de crescimento para o negócio de vídeo direto ao consumidor, tornando-o mais amigável ao cliente e financeiramente mais atraente para os programadores", declarou a Charter em comunicado. 

A Disney também se manifestou oficialmente e ressaltou que não faz "sentido econômico" tentar oferecer plataformas de streaming gratuitamente e que tem esperança de que as negociações sejam retomadas. Ao mesmo tempo, a empresa convidou os assinantes da Charter a buscarem alternativas de aceso ao seu conteúdo: "O consumidor deve saber que hoje tem muitas opções e pode escolher entre provedores concorrentes de TV paga que oferecem todo o portfólio de canais e programação da Disney, bem como serviços de streaming que podem ser acessados baixando um aplicativo ou por meio de uma conexão de banda larga". 

*Com informações da TAVI Latam

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