Em São Paulo, Casablanca grava "Buuu!", nova série do Gloob

A Casablanca está produzindo, em dois estúdios na cidade de São Paulo, a nova série de ficção do Gloob, “Buuu!”. Inspirada em aventuras dos anos 80 como “Goonies” e “Indiana Jones”, a atração contará a história dos garotos Carlinhos e Casca que, guiados pelo fantasma do avô Reginaldo, ex-diretor do Instituto Butantã, e acompanhado das amigas Chica e Isadora, terão a missão de desvendar os mistérios de uma pirâmide mágica que guarda o segredo para uma um soro que pode salvar a humanidade. Com 26 episódios, a série deve estrear no canal em março de 2015.

A primeira metade das gravações foi realizada em locações no próprio Instituto Butantã. O instituto, conta a diretora de operações da Casablanca, Solange Cruz, apoiou o projeto desde o início. “Conversamos com o Carlos Magalhães (diretor cultural do instituto e ex-diretor da Cinemateca) sobre criar uma série inspirada no instituto, cuja história é relativamente pouco conhecida por boa parte dos brasileiros”.

A segunda metade das gravações, que está sendo realizada em estúdios, contará com cerca de 20 cenários, representando ambientes dentro da pirâmide e diferentes períodos históricos e universos fantasiosos, acessados através de portais mágicos pelos protagonistas. Para isso, a equipe de produção contou com uma logística complexa, criando, montando e desmontando cenários ao mesmo tempo em que gravava as cenas. “Em dois dias conseguimos montar os cenários mais complexos. Desmontamos e montamos três cenários ao mesmo tempo. Na cenografia, realizamos também um trabalho extenso de garimpo para encontrar objetos antigos para o cenário e produzimos também muita coisa que não conseguimos encontrar. Há muitos cenários inspirados no Egito antigo, por exemplo, e é muito difícil encontrar itens desse período em São Paulo”, conta Nelson Foerster, produtor executivo.

Segundo o diretor Chis Tex, a produção, que utilizou câmeras 4K e até mesmo drones, aposta em uma linguagem cinematográfica para a série. "É interessante que essa série aborde um universo carente na produção nacional, que é o da fantasia. Fizemos questão de utilizar uma linguagem diferente e fazer uma produção com alto nível técnico", diz.

Na trama, os fantasmas de três importantes pesquisadores brasileiros – Paul Ehrlich, Vital Brasil e Carlos Chagas – acompanharão a turma de aventureiros. “Será também uma oportunidade de ajudar a divulgar a produção científica brasileira”, avalia Foerster.

Variedade de técnicas

A atração também utilizou uma série de técnicas diferentes de produção. “Buuu!” combina animação 3D, chroma key, bonecos, maquetes, animação em stopmotion e até mesmo animais nas suas gravações. A produção também utilizou efeitos analógicos no set, permitindo maior agilidade na pós-produção. Além disso, alguns personagens demandavam maquiagens complexas. “Cada um dos quatro fantasmas, por exemplo, leva cerca de uma hora para se produzir. Além disso, há todo um trabalho de envelhecimento das roupas de determinados personagens”, diz o produtor.

Com a grande variedade de cenários e técnicas, os produtores precisaram planejar com antecedência as gravações das cenas, que ocorreram fora da ordem cronológica. “Em cenas que precisamos utilizar animação 3D ou efeitos para os personagens atravessarem cadeiras, sabemos que precisaremos de pós-produção mais demorado, por isso procuramos adiantá-las”, explica Solange, diretora de operações. O trabalho mobilizou, no total, cerca de 150 profissionais. O projeto foi financiado com recursos do canal.

Ficha técnica

  • Produção: Casablanca
  • Diretor geral: Chris Texl
  • Produtor executivo: Nelson Foerster
  • Diretora de operações: Solange Cruz
  • Elenco principal: Henrique Filgueiras (Carlinhos), Lyvia Maschio (Isadora), Any Gabrielly (Chica), Nicolas Cruz (Casca), Rogério Marcico (Reginaldo), Walter Breda (Vital Brasil), Luiz Serra (Paul Ehrlich) e Eduardo Chagas (Carlos Chagas)

7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui