HBO apresenta a minissérie original "Santos Dumont"

Neste domingo, 10 de novembro, às 21h, a HBO e a plataforma HBO GO estreiam a minissérie "Santos Dumont" simultaneamente em toda a América Latina. A produção conta em seis episódios a vida do brasileiro considerado "pai da aviação" e a história de suas grandes invenções. A obra traz uma reconstrução minuciosa do ambiente do fim do século XIX e início do século XX, acompanhando a trajetória do aviador desde sua infância, nos cafezais de sua família no interior de Minas Gerais, até os sofisticados salões e aeroclubes de Paris. A série é ambientada no Brasil e na França e traz diálogos em português, inglês, espanhol e francês.  

"Quando o Estevão (Ciavatta, diretor) me procurou há cerca de três anos com uma ideia inicial de produzir uma série que contasse a história de Santos Dumont, eu logo disse sim. Eu sempre tive vontade de fazer algo que envolvesse essa figura e sou apaixonado por história da aviação", contou, em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 5 de novembro, Roberto Rios, vice-presidente corporativo de produções originais da HBO Latin America. "Além disso, acho que o Brasil não tem tanto costume de falar sobre seus heróis, e é necessário reverter isso. Dumont é um dos nossos personagens mais fantásticos. Ele era midiático em uma época em que isso não era comum. Era adorado no Brasil e na Europa. Se vivesse nos dias de hoje, seria um astro da mídia, uma estrela do Instagram", brincou. "Investimos todos os recursos que podíamos em tecnologia, estética e pós-produção. A série é linda, tem efeitos especiais, máquinas que voam de verdade. Entregamos uma obra para o Brasil e para o mundo", finalizou. 

O diretor Estevão Ciavatta, também presente na coletiva, falou sobre os processos de pesquisa para a construção da minissérie: "Fomos atrás de biografias e livros – existem dois, inclusive, que foram escritos pelo próprio Santos Dumont. Visitamos ainda a casa dele em Ribeirão Preto, onde tem um Museu, a fazenda em Minas Gerais e Paris, onde ele morou. Existem poucos registros pessoais de Dumont, então conversamos com bastante gente". Ciavatta reforçou ainda o caráter internacional da produção: "É uma série brasileira de nível internacional, por isso até é falada em diversos idiomas. Valorizamos muito contar essa história do ponto de vista de Dumont, reforçando a importância do personagem". 

João Pedro Zappa protagoniza "Santos Dumont", interpretando o inventor na fase adulta. "Ler os livros que Dumont escreveu foi muito importante para o meu processo de construção do personagem, para entender como ele pensava", disse o ator, que contou ainda ter dispensado o dublê na maioria das cenas, inclusive naquelas em que ele "voava" de verdade. Na infância, o aviador é interpretado por Guilherme Garcia e, mais velho, por Gilberto Gawronski. O elenco traz ainda Bruna Scavuzzi, Jean Pierre Noher, Lisa Eiras, José Araújo e Miguel Pinheiro, entre outros atores brasileiros e franceses. Juliana Carneiro da Cunha faz uma participação como Princesa Isabel, enquanto Fernando Acquarone, que divide a direção com Estevão Ciavatta, dá vida ao joalheiro francês Louis Cartier, que inventou um relógio especial a pedido de seu amigo aviador. 

"A minissérie reforça como os valores da infância de Dumont foram levados por ele até sua vida adulta. Era uma família visionária, e as cenas de flashback são importantes na narrativa para ilustrar bem esse caráter diferente que todos eles tinham. O Brasil era muito presente na vida de Dumont, apesar dele nunca ter efetivamente voado aqui", analisou Acquarone. O diretor falou ainda sobre as aeronaves usadas na produção: "Tínhamos o 14 Bis pronto e uma outra aeronave em construção, e além disso construímos dois chassis de dirigíveis. Por isso, trata-se da série que reuniu a maior frota de invenções e projetos de Dumont. Ele tinha uma mente muito criativa e era bastante corajoso – testava por conta própria tudo o que criava. É um personagem misterioso e enigmático, e a série preserva isso". Ciavatta acrescentou ainda que o principal desafio de produção foi de fato realizar esses voos reais sem que ninguém se machucasse. 

Além do Brasil e de toda a América Latina e do Caribe, a produção tem lançamento confirmado também nos Estados Unidos, Europa e África, totalizando mais de 70 países ao redor do mundo. "Santos Dumont" é produzida por Roberto Rios, Eduardo Zaca, Patricia Carvalho e Rafaella Giannini, da HBO Latin American Originals, e Estevão Ciavatta e Susana Campos, da Pindorama Filmes, com recursos da Condecine – Artigo 39. A direção é de Estevão Ciavatta e Fernando Acquarone com roteiros de Pedro Motta Gueiros e Gabriel Mariani Flaksman. A série será distribuída com exclusividade pela HBO Latin America. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui