AT&T confirma redução de velocidade em planos ilimitados nos EUA

Enquanto no Brasil as operadoras móveis encerram a modalidade de "velocidade reduzida", nos Estados Unidos a AT&T mostra que seu plano de dados ilimitados não é, na verdade, tão sem limites. A companhia confirmou nesta sexta-feira, 5, que os usuários que possuem pacotes 3G ou HSPA+ (lá chamado de 4G) que excederem a franquia de 3 GB mensais vão experimentar "velocidades reduzidas enquanto usam serviços de dados em momentos e áreas nas quais a rede se encontra congestionada". Já quem possui planos LTE, a redução será a partir do patamar de 5 GB.

A operadora declara que os clientes podem continuar utilizando a conexão "sem cobranças", e que o limite é reestabelecido no próximo ciclo da conta mensal. A companhia justifica que, nos últimos seis anos, o tráfego de dados móveis cresceu 30.000% e que investiu US$ 119 bilhões nesse período. Faltou, porém, dizer exatamente qual seria a velocidade limitada – relatos do site Ars Technica dizem que a conectividade fica em 1 Mbps, o que seria próximo de níveis médios registrados na avaliação de qualidade da Anatel no Brasil para as conexões 3G comuns e a pleno serviço.

Vale lembrar que o órgão regulador de concorrência norte-americano, a Federal Trade Commission (FTC), em outubro deu entrada em um processo contra a AT&T a acusando de ter "enganado milhões de seus clientes de smartphone ao cobrar por planos de dados 'ilimitados' enquanto reduz a velocidade dos dados, em alguns casos para cerca de 90%", após o consumo de certa quantidade da franquia. Ironicamente, à época, a operadora respondeu alegando que o FTC não havia sido transparente entre o processo e o comunicado à imprensa, e que "apenas 3%" de sua base seria afetada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui