Marcas investiram mais em comerciais na TV aberta na Black Friday de 2023 

(Foto: Divulgação)

Uma análise conduzida pela plataforma de mídia Tunad revela que a Black Friday de 2023, embora tenha sido mais comedida em comparação com anos anteriores, testemunhou um aumento significativo na presença do varejo. As marcas que já vinham mostrando um crescimento consolidaram ainda mais sua posição neste ano.

Nas duas semanas anteriores à Black Friday até ao dia do evento, as emissoras de TV aberta de São Paulo experimentaram um aumento de 6,4% no número de comerciais comparando com o mesmo período de 2022. Até então, Shopee e Amazon eram as figuras dominantes em termos de comerciais veiculados na TV aberta. Mas, em 2023, a dinâmica do cenário publicitário mudou. Claro e Mercado Livre emergiram como líderes em número de inserções relacionadas à data, com 12,3% e 9,5%, respectivamente, em relação ao total anunciado.

O poder do grande varejo mais uma vez se manifestou, com as "Top 10 marcas" representando 56% do total de comerciais sobre a Black Friday na TV aberta. No que diz respeito ao "uplift", que é o aumento nas buscas pela marca no Google em comparação à média, o Mercado Livre se destacou nacionalmente, alcançando uma média de 21,94 de uplift por inserção. Este desempenho foi identificado com base em mais de 4 mil inserções nas principais emissoras de TV aberta em todo o Brasil. Em seguida, o Magazine Luiza registrou 20,23, seguido pelo O Boticário, com 18,07. A pesquisa completa está disponível online

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