NordesteLAB realiza primeira edição presencial após pandemia 

(Foto: Ton Shubber)

Tem início nesta terça-feira, dia 5 de dezembro, mais uma edição do NordesteLAB. Aberta ao público, a programação que segue até o dia 8 em Salvador reúne masterclasses, mesas e palestras e traz para o centro do debate o fortalecimento do audiovisual e também o fomento de produções fora do eixo Rio-São Paulo. Esta é a primeira edição do NordesteLAB presencial após a pandemia. A abertura será nesta terça, 5, às 19h, no Cine Glauber Rocha, e o restante da programação, entre os dias 6 e 8, acontece no Goethe Institut. Este ano, o NordesteLAB será apresentado pelo programa Salcine, uma iniciativa da Prefeitura de Salvador, viabilizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e conta com o apoio do Sebrae-BA.

Durante a 8ª edição do NordesteLAB, serão realizadas cinco mesas temáticas, que discutirão diversos assuntos do mercado audiovisual, entre eles a descentralização de políticas públicas para o mercado audiovisual e editais de TVs públicas. Entre os participantes já confirmados, estão o diretor da Ancine, Paulo Alcoforado; a diretora de conteúdo e programação da EBC, Antônia Pellegrino; e a diretora de conteúdo roteirizado da Warner Bros. Discovery, Silvia Fu Elias.

Estreando na programação do NordesteLAB, a produtora audiovisual fundada em Salvador pela atriz Viola Davis e pelo ator Julius Tennon, a Ashé Ventures, fará sua primeira participação em eventos no Brasil desde a sua criação. O encontro será realizado na sexta, 8, e aberto ao público.

Além das mesas e palestras, o público que for prestigiar a programação do NordesteLAB também pode participar gratuitamente das masterclasses ministradas por participantes da Rede Paradiso de Talentos, que faz parte da ação Paradiso Multiplica.

Rodadas de Negócios 

Parte importante da programação, as rodadas de negócio contarão com a presença de 26 players participantes, como Ashé Ventures, Globo Filmes, Globoplay, Telecine, Canal Brasil, Downtown Filmes e Vitrine Filmes, entre outros. Este ano, foram recebidos 1600 projetos, de 14 estados brasileiros. As inscrições foram realizadas previamente com exclusividade para empresas produtoras audiovisuais independentes de qualquer porte com CNPJ, incluindo com registro MEI, com sede nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte.

Os participantes que tiveram projetos selecionados para as Rodadas de Negócios também participam de atividades exclusivas, como Clínicas Jurídicas e Masterclass de Sincronização e Negócios Musicais no Audiovisual, ministrada pela Associação Brasileira de Música e Artes (Abramus).

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