Anatel aprova compra da WarnerMedia pela AT&T no Brasil

Depois de três anos de intensa discussão regulatória, a AT&T finalmente conseguiu ver aprovada a compra da WarnerMedia no Brasil. O conselho diretor da Anatel aprovou nesta quinta, por três votos a dois, o pedido da operadora norte-americana, que no Brasil é controladora da Sky. O voto do conselheiro Moisés Moreira, favorável à operação, determinou o resultado, que já contava com votos favoráveis dos conselheiros Vicente Aquino e Aníbal Diniz (já desligado da agência) desde meados de 2019. Emmanoel Campelo e Leonardo Euler foram contrários, mas não pediram vistas, uma vez que o resultado estava construído. A polêmica ao longo de todos estes anos se deu porque a Lei do SeAC, que rege o mercado de TV por assinatura, traz em seu artigo 5º a proibição a empresas operadoras de serem produtoras de conteúdos e, de maneira similar, veda empresas de conteúdo de fazerem a distribuição. A AT&T é controladora da Sky e a WarnerMedia é controladora dos canais Turner e HBO.

A tese de Moreira trouxe alguns elementos similares e outros inovadores em relação ao relatório de Vicente Aquino. Moreira entendeu que a atuação da AT&T no Brasil se dava como programadora estrangeira, e que o artigo 5º só se aplica a empresas com sede no Brasil.

A análise do conselheiro trouxe ainda a perspectiva concorrencial, à luz da concorrência dos serviços over-the-top. "O mercado de TV paga tem sido contestado por produtos que estão ganhando a preferência do consumidor. As análises do Plano Geral de Metas de Competição não tinha o OTT como substituto, mas hoje, com a maior penetração de banda larga fixa, esta é uma realidade", disse Moreira. "Não há como desconsiderar as importantes pressões competitivas dos OTTs globais".

Moreira também cita, em seu voto, a lei de Liberdade Econômica e resgatou inclusive a exposição de motivos da MP 2.228/2001, que criou a Ancine, para justificar a interpretação que privilegie a atividade econômica livre.

Os votos contrários tiveram entendimento divergente. Emmanoel Campelo ponderou que não é possível ler a lei em seu artigo 5º como algo que só se aplique a empresas brasileiras, porque isso criaria uma distorção. Leonardo Euler foi na mesma direção. Ambos mostraram-se muito preocupados com a possibilidade de judicialização da matéria. "Não há dúvida que essa decisão vai gerar insegurança jurídica e um certo desconforto com o Congresso", disse Campelo.

Todos os conselheiros, contudo, reconheceram que há problemas no texto legal e que ela está ultrapassada. "Todos aqui concordam que é preciso alterar a lei, e eu sugiro que a agência tome a iniciativa de subsidiar o Congresso nesse sentido", sugeriu o conselheiro substituto, Carlos Baigorri, que não votou no caso. Essa tese, diga-se de passagem, não é nova e vem sendo apontada há muito tempo como uma das alternativas jurídicas. Nesta entrevista de 2017, este noticiário já apontava este possível entendimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui