Documentário sobre pesquisadoras brasileiras estreia no Dia Internacional da Mulher

Cena do filme “Mulheres na Conservação” (Crédito: João Marcos Rosa)

A história de sete mulheres cientistas brasileiras, que realizam um trabalho importe na área de conservação ambiental no país é tema do documentário "Mulheres na Conservação", que será lançado na próxima quarta, 8, Dia Internacional das Mulheres. O material foi produzido a partir da websérie que leva o mesmo nome, realizada com o apoio da Fundação Toyota do Brasil. A pré-estreia acontecerá no Belas Artes, em São Paulo.

Ao conhecer e entrevistar algumas das pesquisadoras, a jornalista ambiental Paulina Chamorro, criadora do podcast "Vozes do Planeta", lançou em 2019, ao lado do fotógrafo João Marcos Rosa, a websérie "Mulheres na Conservação", que contou com o apoio da Fundação Toyota do Brasil. O documentário faz um recorte poético e delicado da websérie – que continua online e ativa, contando histórias e divulgando o trabalho de mulheres cientistas da natureza.

No filme, são colocadas em foco a vida de: Patrícia Medici, da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira (INCAB-IPÊ), Neiva Guedes, do Instituto Arara Azul, Bárbara Pinheiro, da Universidade Federal de Alagoas (PDCTR/UFAL), Flávia Miranda, do Instituto Tamanduá, Márcia Chame, das fundações Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Homem Americano, Maurizélia de Brito e Silva, da Reserva Biológica do Atol das Rocas (ICMBio/MMA) e Beatrice Padovani, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O documentário "Mulheres na Conservação" tem 45 minutos de duração e pretende cumprir a função de inspirar as novas gerações de pesquisadoras, ao mostrar a determinação, a rotina, o trabalho e os resultados dessas profissionais na natureza, além de investigar parte do universo feminino que se destaca à frente dos principais projetos de conservação de fauna, flora e áreas no Brasil.

In Loco

Ao longo de quase três anos, Paulina e João percorreram 12 estados brasileiros para acompanhar as protagonistas reais da preservação ambiental, que aceitaram abrir a vida, o coração, a rotina e contar suas histórias. O documentário tenta trazer, de forma simples, direta e intimista, a relação dessas grandes mulheres com a conservação do meio ambiente no Brasil.

Trilhas pessoais

O trabalho dessas mulheres cientistas, além da comprovada recuperação das espécies que estudam, também transformam as comunidades nas regiões em que desenvolvem as pesquisas. A simbiose das protagonistas com os moradores e o ambiente em que atuam também está no filme e empresta colorido especial às histórias. O documentário traz, ainda, uma trilha sonora exclusiva e personalizada, produzida pelo músico Camilo Carrara. Cada heroína tem uma música inédita, como melodias íntimas que embalam cada história e ilustram a narrativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui