Publicidade
Início Newsletter (Tela Viva) Documentário sobre pesquisadoras brasileiras estreia no Dia Internacional da Mulher

Documentário sobre pesquisadoras brasileiras estreia no Dia Internacional da Mulher

Cena do filme “Mulheres na Conservação” (Crédito: João Marcos Rosa)

A história de sete mulheres cientistas brasileiras, que realizam um trabalho importe na área de conservação ambiental no país é tema do documentário “Mulheres na Conservação”, que será lançado na próxima quarta, 8, Dia Internacional das Mulheres. O material foi produzido a partir da websérie que leva o mesmo nome, realizada com o apoio da Fundação Toyota do Brasil. A pré-estreia acontecerá no Belas Artes, em São Paulo.

Ao conhecer e entrevistar algumas das pesquisadoras, a jornalista ambiental Paulina Chamorro, criadora do podcast “Vozes do Planeta”, lançou em 2019, ao lado do fotógrafo João Marcos Rosa, a websérie “Mulheres na Conservação”, que contou com o apoio da Fundação Toyota do Brasil. O documentário faz um recorte poético e delicado da websérie – que continua online e ativa, contando histórias e divulgando o trabalho de mulheres cientistas da natureza.

No filme, são colocadas em foco a vida de: Patrícia Medici, da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira (INCAB-IPÊ), Neiva Guedes, do Instituto Arara Azul, Bárbara Pinheiro, da Universidade Federal de Alagoas (PDCTR/UFAL), Flávia Miranda, do Instituto Tamanduá, Márcia Chame, das fundações Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Homem Americano, Maurizélia de Brito e Silva, da Reserva Biológica do Atol das Rocas (ICMBio/MMA) e Beatrice Padovani, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O documentário “Mulheres na Conservação” tem 45 minutos de duração e pretende cumprir a função de inspirar as novas gerações de pesquisadoras, ao mostrar a determinação, a rotina, o trabalho e os resultados dessas profissionais na natureza, além de investigar parte do universo feminino que se destaca à frente dos principais projetos de conservação de fauna, flora e áreas no Brasil.

In Loco

Ao longo de quase três anos, Paulina e João percorreram 12 estados brasileiros para acompanhar as protagonistas reais da preservação ambiental, que aceitaram abrir a vida, o coração, a rotina e contar suas histórias. O documentário tenta trazer, de forma simples, direta e intimista, a relação dessas grandes mulheres com a conservação do meio ambiente no Brasil.

Trilhas pessoais

O trabalho dessas mulheres cientistas, além da comprovada recuperação das espécies que estudam, também transformam as comunidades nas regiões em que desenvolvem as pesquisas. A simbiose das protagonistas com os moradores e o ambiente em que atuam também está no filme e empresta colorido especial às histórias. O documentário traz, ainda, uma trilha sonora exclusiva e personalizada, produzida pelo músico Camilo Carrara. Cada heroína tem uma música inédita, como melodias íntimas que embalam cada história e ilustram a narrativa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile