Longa "Brasil DNA África" estreia em TV na GloboNews

A GloboNews exibe o documentário "Brasil DNA África" neste sábado, 9, às 21h, pela primeira vez na televisão brasileira. O filme investiga a origem de afrodescendentes e a importância dos africanos na construção do Brasil.

O longa nasceu de uma série de cinco episódios com o mesmo nome, ainda inédita no Brasil, e já passou pelo circuito de cinema no país. Para o canal de notícias, o longa ganhou um corte especial.

O filme também ganhará exibição em cinema na África, estreando para convidados em Moçambique nesta quinta, 7. Além disso, a série de cinco episódios foi negociada com a Globo Internacional, que exibirá em todo o continente africano, exceto Moçambique.

O longa-metragem conta com gravações em cinco estados do país: Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais e Maranhão. De cada estado, uma pessoa foi escolhida para visitar seu povo na África, levando a produção à Nigéria, Guiné Bissau, Angola, República de Cameroun e Moçambique.

Com 52 minutos, o filme é uma coprodução da Cine Group com a Globo Filmes e o canal GloboNews. A proposta é colaborar no processo de resgate da origem de parte dos brasileiros ao contar a história desses cinco cidadãos comuns que se submetem a um teste de DNA e descobrem suas origens africanas. Ao todo, 150 pessoas fizeram testes de DNA para descobrir suas origens. O exame identifica se a pessoa compartilha a ancestralidade de determinadas etnias africanas. Mais de 220 etnias africanas estão registradas no banco de dados do laboratório responsável pelos testes, o African Ancestry, baseado em Washington, Estados Unidos.

O projeto teve início em 2013, com a seleção de participantes ligados a movimentos negros, artistas, jornalistas e formadores de opinião. Fizeram o exame de DNA a atriz Zezé Motta, o sambista Martinho da Vila, a compositora Ana de Hollanda, a cantora Margareth Menezes, o ator Antonio Pitanga e o presidente do Olodum, João Jorge, entre outros.

Carlos Alberto Jr. e Alexandre Jordão dirigiram gravações no Brasil e na África.

Veja o trailer do longa metragem:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=lSwnB_XEs4U?list=PLB15O6ZETofvXfpLECk50UWho1VVpx2qg&controls=0&showinfo=0&w=427&h=240]

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui