Festival Rede Brazucah exibe 20 curtas-metragens sobre diversidade

A Brazucah Produções promove, de 12 de julho a 22 de agosto de 2021, o Festival Rede Brazucah, que vai exibir gratuitamente cerca de 20 curtas-metragens brasileiros das mais diversas linguagens e gêneros pelo canal do YouTube do Cinesolar. O evento é realizado em parceria com o Festival Curta Brasília, que há dez anos é referência na promoção da linguagem audiovisual no país, e com a Sétima Cinema.

O festival propõe uma reflexão sobre pertencimento e diversidade, seja de gênero, geográfica ou de trajetória de vida, a partir de personagens e paisagens cinematográficas de todo o país. Os filmes serão divididos em três eixos temáticos, que ficarão disponíveis para acesso por duas semanas, com dois programas cada, conforme a divisão: Eixo Pontos de Vista, dividido entre os programas "Além das Polaridades" e "Mulheres – Todo Lugar é Nosso", com exibição de 12 a 25 de julho; Eixo Local de Fala, com os programas "Ocupar o que é de Direito" e "Adolescer em 3 atos", com exibição de 26 de julho a 8 de agosto; e Eixo Ambiental, que traz os programas "Originários – Nossas Raízes" e "Natureza Invisível", com exibição de 9 a 22 de agosto. 

A seleção traz filmes de diversos estados brasileiros, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraná e Mato Grosso. Entre os destaques da programação, está a ficção "Vestido de Laerte" (foto), dirigida por de Claudia Priscilla e Pedro Marques. Premiado no Festival de Brasília de 2012, o curta será exibido em sessão especial em homenagem à cartunista Laerte, por toda sua contribuição à cultura brasileira e ao debate sobre identidade de gênero no país. 

Também estão na seleção o curta "Filhas de Lavadeiras", de Edileuza Penha de Souza, vencedor do troféu de Melhor Curta Documental no Festival É Tudo Verdade de 2020, e o mineiro "Nada", de Gabriel Martins, exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cinema de Cannes 2017.

"A programação foi pensada para celebrar a diversidade do cinema brasileiro e instigar o debate sobre diferentes visões de mundo. Sem dúvida alguma serão muitas horas de reflexão sobre temas urgentes da sociedade atual", afirma Cynthia Alario, sócia e fundadora da Brazucah Produções.

O Festival Rede Brazucah é uma extensão das atividades do projeto de formação Rede Brazucah, da Brazucah Produções, que vem promovendo aulas de formação audiovisual e mídias sociais para jovens de escolas públicas de 13 a 18 anos. Neste ano, o projeto de formação contempla duas turmas: uma na cidade de São Paulo, formada por 20 estudantes da ETEC de  Artes, vinculada ao Centro Paula Souza; e a outra por 60 jovens do município de São Gonçalo do Amarante, no Ceará.

Os trabalhos produzidos pelos alunos das duas turmas vão integrar uma programação especial do Festival Rede Brazucah.

Debates 

Com a proposta de instigar ainda mais a reflexão sobre as temáticas apresentadas nos curtas-metragens, ao final de cada programa será promovido um debate com a presença de realizadores dos filmes, estudantes da Rede Brazucah ou de pessoas ligadas ao tema.

Os encontros também serão transmitidos pelo canal do YouTube do Cinesolar, sempre às quintas-feiras, às 19h. A mediação será de Ana Arruda, diretora do Festival Curta Brasília. Todos os debates terão tradução em libras.

O Festival Rede Brazucah é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio EDP e banco BV, com apoio do Centro Paula Souza, Instituto EDP, Instituto Votorantim e município de São Gonçalo do Amarante,  e realização da Brazucah Produções, Ministério do Turismo e Governo Federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui