Axel Kuschevatzky revela estratégias para atuar no mercado global

Axel Kuschevatzky (Crédito: Wikimedia Commons / Romina Santarelli / Ministerio de Cultura de la Nación)

As coproduções internacionais no audiovisual estão no centro dos debates de parte dos paineis do Rio2C 2024, que ocupa a Cidade das Artes de 4 a 9 de junho, no Rio de Janeiro. O evento reunirá em torno de 20 executivos internacionais interessados em fazer coproduções com o Brasil. Atualmente, Argentina, Portugal e França são os maiores coprodutores do Brasil, mas um recente interesse do até então autossuficiente mercado norte-americano e de mercados emergentes, como a Nigéria, prometem incrementar ainda mais as coproduções internacionais.

Axel Kuschevatzky – produtor, roteirista e jornalista argentino radicado em Los Angeles – é um dos executivos confirmados que vêm revelar suas estratégias no mercado global de conteúdo. No painel "Parcerias Globais: coprodução internacional e exportação de conteúdo original", ele examinará os desafios e as oportunidades únicas associadas a essas colaborações internacionais. Desde a negociação de acordos e financiamento até a gestão de diferenças culturais e linguísticas. Kuschevatzky deve responder questões como: quais os obstáculos enfrentados pelas coproduções; quais as vantagens competitivas que oferecem; como essas colaborações contribuem para a ampliação do soft power, para o crescimento econômico e o prestígio da indústria audiovisual e da cultura de um país.

Segundo Ana Cecília Springefeldt, curadora de audiovisual do Rio2C, Axel Kuschevatzky tem uma perspicácia em entender o papel de uma obra "glocal", capaz de levar uma história local ao público global. "Ele trará uma leitura clara de como operar no mercado global. A coprodução internacional é uma ferramenta, mas há outras que precisamos compreender que vão de estabelecer parcerias até como lidar com as burocracias", diz.

Kuschevatzky, que atualmente está desenvolvendo um projeto com a Delicatessen Filmes, esteve envolvido em mais de 90 filmes nos últimos 14 anos, incluindo "O Segredo dos Seus Olhos" (Oscar), "Relatos Selvagens" e "Argentina, 1985" (indicados ao Oscar), "Dive" (Emmy Internacional), "Paulina" (Cannes) e "O Clã" (Melhor Realizdor em Veneza). Colaborou com cineastas como Alejandro Amenábar, Pedro Almodóvar, entre outros. É CCO da Infinity Hill, responsável pela série "Staged" da BBC, estrelada por Michael Sheen e David Tennant, com participações de Cate Blanchett, Ewan McGregor, Judi dench, entre outros.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas aqui: www.rio2c.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui