Canal Brasil homenageia o dramaturgo Zé Celso Martinez

Zé Celso Martinez (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira, dia 6 de julho, morreu o dramaturgo Zé Celso Martinez, um dos principais nomes do teatro do Brasil. Em homenagem ao artista, o Canal Brasil exibe uma programação especial com programas que contam com a sua participação. A partir das 22h30, o público poderá conferir episódios de "Amigos, Sons e Palavras", que traz uma conversa entre Gilberto Gil e Zé Celso; "Transando com Laerte", com o encontro entre o dramaturgo e a cartunista Laerte; "Retratos Brasileiros", em que o homenageado fala sobre a peça "Vento Forte"; e "O Canto de Zé Celso", programa em que o artista comenta sobre vida pessoal, política, suas obras e a paixão pela arte. 

Zé Celso Martinez foi uma das personalidades mais importantes do teatro brasileiro. Foi um dos criadores do Teatro Oficina, uma das companhias mais reconhecidas e consagradas do país. Seu primeiro grande sucesso foi a adaptação de "O Rei da Vela", de Oswald de Andrade, considerado um marco do modernismo e tropicalismo nos palcos. O dramaturgo e diretor ainda participou de espetáculos como "Roda Viva", primeiro texto teatral de Chico Buarque; "As Bacantes" e a adaptação de "Os Sertões", de Euclides da Cunha. 

Zé Celso também trabalhou como ator e faz parte do elenco de filmes como "Árido movie" (2006), de Lírio Ferreira; "Encarnação do Demônio" (2008), de José Mojica Marins; e "Fédro" (2021), de Marcelo Sebá, em que contracena com Reynaldo Gianecchini. Durante a carreira, teve conquistas como o Prêmio Shell, o Troféu APCA, o Troféu APCT e diferentes categorias no Festival de Gramado. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui