"Deixa Ela", série documental do GNT, aborda dificuldades e preconceitos que mulheres sofrem no futebol

Série "Deixa Ela" (Foto: Divulgação/ GNT)

No mês que marca o início da Copa do Mundo Feminina, "Deixa Ela" mergulha nas dificuldades e preconceitos enfrentados pelas mulheres no mundo do futebol. Com estreia na quarta-feira, dia 12 de julho, no GNT, a série documental traz, em cinco episódios, relatos de jornalistas, jogadoras, árbitras, torcedoras e técnicas apaixonadas pelo esporte, com o intuito de mostrar o machismo presente nesse meio e compartilhar as experiências de resistência adotadas.

O primeiro episódio conta com jornalistas e comunicadoras que trabalham na área: Ana Thais Matos, comentarista da Globo, e a apresentadora Bianca Santos, do canal Desimpedidos. Já as árbitras Edina Alves e Anny Albuquerque contribuem, no segundo episódio, ao articularem sobre o local que ocupam: de tomada de decisões rápidas e de extrema pressão, além das dificuldades ao apitarem diferentes jogos. 

Na sequência da série documental, Maria Ribeiro, torcedora e conselheira do Bahia; Raíssa Visco, diretora e uma das fundadoras do Tricoloucas; e Leda Costa, vascaína e pesquisadora de futebol, comentam sobre a arquibancada e o entorno dos estádios ainda serem lugares hostis para as torcedoras. Pia Sundhage, técnica da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, e Rosana Augusto, treinadora de Futebol Feminino do Red Bull Bragantino, também estarão presentes em um dos episódios para compartilhar suas experiências sobre a predominância de homens ocupando os cargos de liderança no esporte, até mesmo em equipes femininas. 

Por fim, Cristiane Rozeira, atacante do Santos, e Letícia Izidoro, goleira da seleção, falam sobre a resistência que enfrentam como jogadoras de alto desempenho que têm que provar sua capacidade, mesmo em um país que é berço de grandes craques do futebol. Elas comentam sobre suas maiores dificuldades e conquistas.

"Deixa Ela" estreia no dia 12 de julho e conta com cinco episódios semanais, com duração de 30 minutos cada, exibidos às quartas, às 23h30.

Com direção de Ana Abreu e Fernanda Frazão e roteiro de Ana Abreu, Maristela Mattos e Ana Victoria Almeida, a produção da FLUXA Filmes foi realizada com uma equipe com 90% de mulheres e as filmagens aconteceram no Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui