Documentário com Silvero Pereira e ficção com temática trans estreiam no Canal Brasil

"Valentina", de Cássio Pereira dos Santos, vai ao ar no Canal Brasil (Foto: Divulgação)

Duas produções que abordam a visibilidade trans estreiam no Canal Brasil em setembro. O drama "Valentina" vai ao ar nesta sexta-feira, dia 8, às 19h55, e o documentário "BR Trans" será exibido na quarta, 13, às 20h. Dirigido por Cássio Pereira dos Santos, "Valentina" traz Thiessa Woinbackk no papel de uma jovem trans que se muda com a mãe para uma cidade no interior de Minas Gerais. Já a coprodução inédita do Canal Brasil "BR Trans", documentário de Raphael Alvarez e Tatiana Issa, apresenta histórias reais de pessoas transexuais misturadas a elementos ficcionais. 

Estrelado por Thiessa Woinbackk e Guta Stresser, "Valentina" acompanha a protagonista na busca por privacidade ao se mudar para o interior mineiro com a mãe. A menina quer se matricular com o nome social para evitar intimidações por parte dos colegas de turma, porém a escola passa a exigir a assinatura do pai ausente da jovem para a matrícula, criando um dilema para a família. O longa conquistou os prêmios de Melhor Longa-Metragem Brasileiro, Melhor Roteiro, Melhor Interpretação (para Thiessa) e o Prêmio do Público de Melhor Longa Metragem Nacional no Festival Mix Brasil 2020. A protagonista Thiessa Woinbackk também conquistou os troféus de Melhor Atriz do Júri Internacional e Menção Honrosa do Júri Oficial para Interpretação na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2020.

"BR Trans" dá voz à população transexual brasileira, um dos grupos mais marginalizados e vítimas de violência no país. Dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais apontam que, há 14 anos, o Brasil é o país com mais mortes de pessoas trans e travestis em todo o mundo. O filme apresenta histórias reais justapostas com uma peça teatral protagonizada pelo ator Silvero Pereira em uma busca por afeto e empatia. A produção vai ao ar no canal na faixa "É Tudo Verdade", dedicada ao mais importante festival de documentários do país e com curadoria do crítico de cinema, jornalista e escritor Amir Labaki. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui